Dia da Alcachofra como consumir esta iguaria?

Alcachofra, Festival da Alcachofra

Alcachofra: como comemorar a data da rainha da gastronomia romana

Comemorado no dia 16 de março, o Dia da Alcachofra traz para uma posição de destaque a planta que é cultivada para diversas finalidades, incluindo o uso medicinal, devido às suas propriedades benéficas para saúde.

Mas além de fazer um bem enorme para o funcionamento do organismo, a flor é uma delícia e combina perfeitamente com vários pratos da gastronomia internacional e brasileira.

Mesmo com a grande influência da culinária italiana no Brasil, essa iguaria, muito comum na Itália, não aparece com frequência no menu gastronômico do nosso país.

Antigamente na Itália, a alcachofra saiu do jardim e foi para a mesa especificamente na época do Império Romano, assim que suas propriedades nutritivas e medicinais foram descobertas.

Conhecida por auxiliar na perda de peso, a alcachofra traz benefícios que vão muito além disso. Junto com o brócolis e a couve-flor, ela é uma das flores mais consumida do mundo e não é só pelo gostinho: a planta tem excelentes propriedades nutritivas e medicinais.

Dia da Alcachofra como consumir esta iguaria?

Confira algumas das formas mais comuns de consumir a alcachofra:

Além de todos esses benefícios para a saúde, a alcachofra ainda é bem versátil. Há quem prefira consumir a planta só pelo sabor e, nesses casos, ela pode aparecer no prato tanto crua quanto cozida. Quando o interesse é medicinal, o comum é fazer chás com a planta ou mesmo consumi-la em forma de cápsulas

Crua: a alcachofra é uma ótima opção para acrescentar nas saladas do dia a dia – basta fatiar e acrescentar um toque de azeite que ela está pronta.

Cozida: com molho, gratinada ou apenas no azeite com alho – a alcachofra pode ser um vegetal com muitas faces depois que vai ao fogo.

Chá de alcachofra: Muito utilizado nas dietas, o chá também é uma forma de obter os nutrientes necessários.

Cápsulas : Também muito utilizada nas dietas emagrecedoras, as cápsulas pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Vale apenas lembrar que todo medicamento precisa ser acompanhado por um profissional da área de saúde.

(Informações site Conquiste sua vida )