O currículo ideal para chamar a atenção

O currículo ideal - Cultura Alternativa

O currículo ideal para chamar a atenção das empresas

Mesmo com a entrevista, o currículo nunca passa batido pelos empregadores

Para muitos, o CV (Curriculum Vitae, como é formalmente chamado) não passa de um pedaço de papel, sendo a entrevista em si o ponto chave de uma possível contratação.

O que essas pessoas não percebem é que, devido ao grande número de candidatos que as empresas geralmente recebem, o currículo acaba sendo, por diversas vezes, o primeiro contato que o profissional tem com a empresa contratante.

Sendo assim, um currículo bem estruturado muitas vezes será o diferencial, não exclui o peso da entrevista, mas sim a completa e melhora as chances de ingressar naquela empresa. “O currículo é sua porta de entrada para qualquer lugar.

Sem um documento apresentável, dificilmente o entrevistador, ou quem quer que seja que analise os currículos dos candidatos, vai se interessar por você”, afirma Madalena Feliciano, gestora de carreira e diretora de projetos da empresa Outliers Careers.

O currículo ideal para chamar a atenção das empresas.

Para a gestora, um bom currículo deve conter as informações básicas do profissional, além de toda e qualquer outra informação que seja relevante para a sua contratação.

“Nome, telefone e e-mail profissional (sem apelidos) são essenciais, mas não pode parar por aí. Informações sobre suas experiências profissionais, sua formação universitária e cursos paralelos, como de idiomas, ou de outras habilidades também são muito importantes. Caso você trabalhe ou já tenha trabalhado com filantropia também adicione essa informação, pois é um diferencial”, afirma.

Um currículo bem estruturado deve ser claro e objetivo, porém não deve nunca incluir informações falsas ou que não podem ser comprovadas, o que acaba sendo um tiro no pé de muitas pessoas na hora da entrevista.

Em contraponto, ao falar de suas habilidades, não tenha medo de fazer seu de marketing pessoal, apresentando resultados anteriores expressivos.

Para quem nunca trabalhou e está atrás de uma primeira experiência, não é preciso pânico, afinal, esse é o momento de demonstrar, seja por meio do currículo ou ainda na entrevista, que você já está buscando garantir seu futuro, e exaltar isso também é importante. Atividades sociais, projetos voluntários, são bem-vindos para os novatos.

A profissional finaliza, lembrando que o currículo é como um cartão de visitas para aqueles que não foram contratados ainda.

“Existem milhares de modelos de currículos na Internet. Procure aquele que se encaixe melhor com seu momento profissional, e não se esqueça de mostrar seus diferenciais”, conclui.

Artigos de Madalena Feliciano
mercado de Trabalho | Profissão | TRABALHO