Qualidade de vida e bem-estar

Qualidade de vida

Qualidade de vida é um conceito que tem sido difundido nos últimos anos e se refere a um conjunto de condições que envolvem o bem-estar físico e mental de uma pessoa.

Assim, é preciso buscar a adoção de hábitos saudáveis relacionados às condições físicas e psicológicas para que assim, exista de fato melhor qualidade de vida e seja possível alcançar mais longevidade de maneira saudável.

Se você precisa aumentar a sua qualidade de vida, descubra 3 dicas que podem ajudá-lo.

Qualidade de vida e bem estar

1 –  Adote uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável é aquela que possui nutrientes para que o indivíduo tenha condições de enfrentar o seu dia-a-dia com mais disposição e vigor.

Assim, é preciso incluir em sua rotina alimentar uma dieta rica em proteínas, carboidratos e vitaminas. Contudo, todos elementos devem ser de qualidade, isso porque existem alimentos que apesar de possuírem esses nutrientes, podem não ser tão vantajosos para a saúde.

Por isso, evite:

  • Alimentos em conserva, uma vez que possuem muitos elementos químicos que são nocivos à saúde.
  • Processados, uma vez que utilizam para a sua composição vários tipos de gordura e outros ingredientes que não fazem bem ao seu organismo.
  • Sucos de caixinha e refrigerantes uma vez que são bebidas que não apresentam nenhum valor nutricional.

Prefira sempre frutas, verduras, legumes e carnes magras para manter sua qualidade de vida.

2- Pratique exercícios

A prática de exercícios é um elemento de suma importância para a manutenção do peso, diminuição do risco de obesidade e doenças ligadas à ela como:

  • Diabetes
  • Doenças cardiovasculares
  • Tireoide
  • Doenças respiratórias

Além disso, a prática regular de exercícios físicos também induz a regulação de hormônios importantes para a manutenção do nosso corpo, bem como, a produção daqueles que causam a sensação de bem estar.

Dessa forma, praticar atividades físicas é uma forma de manter sua qualidade de vida pois trabalha mente e corpo.

3-  Esteja sempre perto das pessoas que gosta

Estar perto das pessoas que você gosta e que te fazem bem ajuda no desenvolvimento da interação social bem como, permite que você tenha sensação de felicidade e bem-estar.

Além disso, estudos científicos já comprovaram que estar perto de quem se ama ajuda a aumentar os níveis de hormônios que causam aquela sensação de acolhimento e satisfação, importantes para o bom desempenho de todos os órgãos vitais.

Sendo assim, amar e ser amado traz maior qualidade de vida.

Redação Cultura Alternativa

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE COMBATE DOENÇAS