A Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo, listou quatro principais dietas que podem prolongar a vida e reduzir o risco de morte precoce.
De acordo com os pesquisadores, a dieta balanceada, a dieta mediterrânea, a dieta vegana e o Índice Alternativo de Alimentação Saudável, são baseadas em alimentos saudáveis e reduzem o risco de morte prematura.
As melhores dietas segundo Harvard
Live
Assista abaixo a live que fizemos para a Tv Cultura Alternativa e se inscreva na TV.
Dieta Balanceada
A dieta balanceada é rica em grãos integrais, frutas, vegetais, nozes e legumes. Seguir essa dieta reduz o risco de morte precoce em 19%. Os participantes que aderiram a essa dieta tiveram um risco 20% menor de morrer por qualquer causa.
A dieta balanceada é um tipo de alimentação que visa fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, sem excessos ou deficiências. Ela é composta por alimentos variados e de todos os grupos alimentares, como cereais integrais, frutas, verduras, legumes, carnes magras, ovos, leite e derivados.
Não há dados precisos sobre o número de pessoas que seguem essa dieta no mundo inteiro, mas alguns países que se destacam por terem uma maior qualidade de vida e expectativa de saúde são Japão, Suíça, Singapura e Austrália. Esses países têm em comum uma alimentação rica em vegetais frescos e peixes.
As melhores dietas segundo Harvard
Dieta Mediterrânea
A dieta mediterrânea inclui vegetais, frutas, nozes, grãos integrais, legumes e peixe. Seguir essa dieta reduz o risco de morte prematura em 18%.
É um tipo de alimentação saudável que se baseia nos sabores e tradições da região mediterrânea, que abrange 21 países banhados pelo Mar Mediterrâneo.
Enfatizando, essa dieta prioriza o consumo de alimentos frescos e naturais, como frutas, vegetais, grãos, peixes e azeite. Ela foi eleita a melhor dieta de 2021 pelo quarto ano consecutivo pela revista “US News & World Report”.
Não há dados precisos sobre o número de pessoas que seguem essa dieta no mundo inteiro, mas alguns países que se destacam por terem uma maior adesão à dieta mediterrânea são Espanha, Itália, Grécia e Portugal.
As melhores dietas segundo Harvard
Dieta Vegana
A dieta vegana é baseada em alimentos de origem vegetal. Embora as dietas à base de plantas ainda tenham benefícios, tornar-se vegano não é tão eficaz quanto uma dieta saudável típica que inclui carnes e laticínios.
Não há dados precisos sobre o número de pessoas veganas no mundo inteiro, mas alguns países se destacam por terem uma maior proporção de veganos em sua população.
Segundo algumas pesquisas, a Índia é o país mais vegano do mundo, com cerca de 19% da população seguindo essa dieta. Outros países que têm uma alta porcentagem de veganos são Israel (13%), Reino Unido (8%), Suécia (4%) e Alemanha (3%).
Índice Alternativo de Alimentação Saudável
O Índice Alternativo de Alimentação Saudável, criado por Harvard, enfatiza alimentos saudáveis à base de plantas, desaprovando carne vermelha e processada e desencorajando o consumo de açúcar e álcool.
As pessoas que seguiram essa métrica de dieta tiveram um risco menor de morrer de câncer, ataques cardíacos, derrames ou doenças respiratórias.
É uma ferramenta que orienta as pessoas a escolherem alimentos mais nutritivos e benéficos para a saúde, evitando os que podem aumentar o risco de doenças crônicas e obesidade. Ele se baseia em uma pirâmide alimentar que prioriza os grãos integrais, as frutas e verduras, as gorduras boas e as proteínas magras.
Não há dados precisos sobre o número de pessoas que usam esse índice no mundo inteiro, mas estima-se que menos de 10% da população mundial tenha uma alimentação saudável e adequada.
As melhores dietas segundo Harvard
Variedade Alimentar
Os pesquisadores também descobriram que a variedade alimentar é fundamental para a saúde e para prolongar a vida. A dieta balanceada, a dieta mediterrânea, a dieta vegana e o Índice Alternativo de Alimentação Saudável foram desenvolvidos para fornecer conselhos dietéticos baseados na ciência que promovem a boa saúde e reduzem as principais doenças crônicas.
Conclusão
Seguir uma dieta saudável e equilibrada é fundamental para prolongar a vida e reduzir o risco de morte precoce. De acordo com os pesquisadores de Harvard, a dieta balanceada, a dieta mediterrânea, a dieta vegana e o Índice Alternativo de Alimentação Saudável são as quatro principais dietas que promovem a longevidade.
É importante lembrar que cada pessoa é única e que é fundamental buscar orientação profissional para adotar uma dieta que atenda às suas necessidades individuais.
Anand Rao
Editor Chefe
Cultura Alternativa