SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Semana Nacional de Museus

Semana nacional de museus

A 18ª Semana de Museus é uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos.

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, a Semana estende essa celebração, pois conta entre seus objetivos o de aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país, difundindo as diversas manifestações e referências culturais, promovendo o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural dos municípios, criando experiências significativas aos visitantes.

O tema definido pelo ICOM para a edição de 2020 para o Dia Internacional dos Museus, que será o mote norteador à Semana, é: “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

A 18ª Semana Nacional de Museus acontecerá de 18 a 24 de maio de 2020.

Semana nacional de museus

A Casa Mário de Andrade, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida – que formam a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, promovem diversas atividades on-line e gratuitas para a 18ª Semana Nacional de Museus.

Com início em 20 de maio, a partir das 16h30, pela Casa das Rosas. Alexandra Rocha, supervisora do núcleo educativo da Rede, bacharel em Artes Plásticas pela ECA-USP, arte-educadora e coordenadora artístico-pedagógica, mediará a live Arquiteturas da memória pelo Facebook do museu. Patrimônio como símbolo da memória individual e coletiva, além da relação entre arquitetura e memória serão algumas das abordagens.

A mostra “Casa das Rosas: Arquiteturas da memória”, que esteve em cartaz no museu de setembro de 2018 a março de 2019, também será a base da visita on-line e, consequentemente, uma segunda chance para o público que não conseguiu conferir a ação na época.

Semana nacional de museus

No dia 21 de maio, das 16h30 às 17h, é a vez do núcleo educativo da Casa Mário de Andrade apresentar a visita on-line Educação formal e educação não-formal, também veiculada pela fanpage do museu. A fim de traçar paralelos e conexões, o debate se voltará para os desafios de alinhar o encontro entre essas duas vertentes de ensino.

A mediação será feita por Arthur Major, educador do museu, formado em História pela FFLCH-USP, também professor de cursinhos populares desde 2012 e com experiência educativa em exposições temporárias.

Já em 22 de maio, a partir das 16h30, a Casa Guilherme de Almeida realiza a visita virtual Guilherme de Almeida e os modernismos via fanpage.

Maryangela Barbieri e Rafael Veloso, educadores do museu, formados em História pela UNESP e em Letras pela FFLCH-USP, respectivamente, vão mediar essa atividade para mostrar a atuação do escritor e crítico Guilherme de Almeida na Semana de Arte Moderna em 1922, quando declamou alguns poemas próprios.

A partir da leitura desses poemas e do contato virtual com o acervo do museu, serão destacados aspectos modernistas da multifacetada coleção reunida pelo poeta.    

Além das visitas virtuais, palestra e recital completam a programação voltada à 18ª Semana Nacional de Museus.

Visite também outros museus virtualmente

Google Arts & Culture – Museus pelo mundo para conhecer online

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) em um tour virtual

Google Arts & Culture – Anne Frank

🎨 Visite pela internet o Museu Arqueológico de Nápoles

🎇 Google Arts & Culture – Museus pelo mundo para conhecer online

🎨 Conheça museus do Ibram que podem ser visitados virtualmente