Suplementos alimentares: o que são e para que serve cada um deles

Suplementos alimentares

Suplementos alimentares: o que são e para que serve cada um deles

Nutricionista explica o que são cada um dos principais suplementos, que, em 2019, ocupam mais da metade dos lares brasileiros, segundo pesquisa

Com o lifestyle fitness em alta e a grande quantidade de influenciadores digitais dando dicas e mostrando rotinas de alimentação saudável, não tem quem não tenha ouvido falar sobre suplementos alimentares.

Segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) em 2019, as suplementações estão presentes em 54% dos lares brasileiros. Mas, afinal, do que se trata cada um deles e para que servem?

Suplementos alimentares

De acordo com o nutricionista Daniel Novais, suplementos são, como o próprio nome já diz, um complemento para a alimentação normal. “Os suplementos geralmente são encontrados em cápsulas ou em pó, e são compostos por nutrientes, proteínas, carboidratos ou outras substâncias que a alimentação comum não esteja suprindo.

Cada suplementação vai servir para um objetivo diferente, o ideal é sempre procurar a orientação de um profissional”, explica Daniel.

O profissional ainda alerta para os riscos de tomar suplementos sem prescrição. “Fazer uso de suplementos por conta própria é perigoso, pois a pessoa pode sobrecarregar órgãos como os rins e vir a ter problemas sérios.

Também são comuns casos de irritabilidade, taquicardia, acne e crises alérgicas”, conta o nutricionista, que aponta a função de alguns dos suplementos mais conhecidos.

Suplementos alimentares

Whey Protein

O whey protein é um dos mais conhecidos suplementos alimentares do mercado. Composto por proteínas de alto valor biológico e aminoácidos, ele ajuda na reparação das microlesões que o músculo sofre durante o exercício físico, sendo, assim, um grande aliado no ganho de massa muscular”.

Creatina

“A creatina é um tipo de aminoácido que serve, principalmente, para aumentar a resistência de quem pratica exercícios físicos de alta intensidade, com um tempo ou uma carga maior. O suplemento regenera e aumenta os estoque de trifosfato de adenosina, que é a principal fonte de energia do organismo. Com maior resistência e menor fadiga durante os treinos, os resultados são potencializados”.

BCAA

“O BCAA é um conjunto de três aminoácidos essenciais que, diferente da creatina, não são produzidos pelo próprio organismo. Estes aminoácidos ajudam as células no processo de produção de proteínas e energia. Sua principal função é regenerar os músculos após o exercício físico e diminuir a fadiga. Lofo, ajuda também no processo de hipertrofia muscular”.