Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2024 abre inscrições
A premiação, que celebra 30 anos de surgimento, receberá inscrições até julho
Podem concorrer livros publicados entre 1º de maio de 2023 e 30 de abril de 2024
O link com o edital completo estará no site da Biblioteca Nacional (BN)
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) anunciou, nesta segunda-feira (27/5), o início das inscrições para o Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2024.
Com o objetivo de reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no Brasil, a premiação celebra 30 anos nesta edição. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 11 de julho pelo site www.gov.br/bn.
Podem concorrer pessoas físicas com nacionalidade brasileira, com obras inéditas em primeira edição, redigidas em língua portuguesa e publicadas por editoras nacionais entre 1º de maio de 2023 e 30 de abril de 2024.
O concurso é aberto também a autores independentes, desde que a obra esteja em Depósito Legal e traga impresso o número do ISBN (International Standard Book Number).
Considerado um dos mais conceituados do país, o prêmio oferece R$ 30 mil para cada uma das doze categorias. Este ano, foram criadas mais duas divisões: Ilustração e Histórias em Quadrinho.
Prêmio Literário Biblioteca Nacional
Cada categoria possui sua própria comissão de jurados formada por três membros, escolhidos entre especialistas de cada área.
Os critérios analisados são: qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução.
O resultado final será divulgado no Diário Oficial da União e no portal da FBN até o dia 22 de novembro, após a análise dos pedidos de reconsideração e a homologação do resultado pela Presidência da FBN.
Cultura Alternativa
O Cultura Alternativa publica com frequência diversos concursos literários, caso tenha conhecimento de algum nos envie.
Concurso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori
Prêmio Minuano de Literatura – 2022
Pingback: Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães - Cultura Alternativa
Pingback: Prêmio São Paulo de Literatura 2021 - Cultura Alternativa
Pingback: Amazon lança o Prêmio Geek de Literatura - Cultura Alternativa