Prêmio Literário Biblioteca Nacional - Dia do Bibliotecário - Cultura Alternativa

Prêmio Literário Biblioteca Nacional

Prêmio Literário Biblioteca Nacional

Na Categoria Conto, a ganhadora do Prêmio Clarice Lispector, Micheliny Verunschk, autora do livro “Desmoronamentos” fala da importância de dar voz para as mulheres.

Entre os vencedores, estão ainda: João Moreira Salles, com o livro “Arrabalde: Em busca da Amazônia”, na categoria Ensaio Social; e Leonardo Iacarinno, com “Sonetos de Birosca e poema de terreiro”, na categoria Projeto Gráfico.

(veja a lista completa).

Segundo a BN, há um prazo para pedidos de reconsideração: 06 a 10 de novembro. O resultado final será publicado no Diário Oficial no dia 21 de novembro. Cada um dos vencedores receberá a quantia de R$ 30 mil.

Concedido anualmente desde 1994, o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional tem por objetivo reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no país. A edição deste ano abarca aquelas lançadas no período de 1º de maio de 2022 a 30 de abril de 2023, no Brasil, em língua portuguesa.

A premiação conseguiu atingir um bom nível de bibliodiversidade: entre os 30 selecionados, três são da Companhia das Letras, e outras editoras têm no máximo dois títulos, como Martelo Casa Editorial, Record, Perspectiva e Cepe.

Em 2023, o Prêmio previu dez categorias distintas. Estes são os vencedores preliminares, bem como os segundos e terceiros lugares:

Prêmio Literário Biblioteca Nacional

O link com o edital completo estará no site da Biblioteca Nacional (BN)

Cultura Alternativa

O Cultura Alternativa publica com frequência diversos concursos literários, caso tenha conhecimento de algum nos envie.

Concurso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori

Prêmio Jabuti

Prêmio Minuano de Literatura – 2022

Oceanos de literatura 2022

Prêmio São Paulo de Literatura

Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura