Pré Diabetes

Dieta com baixo teor de carboidratos para pessoas com pré diabetes

A pré-diabetes afeta cerca de 96 milhões de adultos nos Estados Unidos, e é caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue, colocando as pessoas em maior risco de desenvolver diabetes por completo.

Pré Diabéticos

Para pessoas com pré-diabetes, uma dieta baixa em carboidratos pode trazer níveis elevados de A1C de volta a uma faixa mais saudável. O ensaio clínico randomizado feito em Harvard, considerado o padrão ouro na pesquisa científica, incluiu 150 idosos com pré-diabetes não tratados ou diabetes menos grave.

O estudo revelou que os participantes que adotaram a abordagem com baixo teor de carboidratos tiveram maiores melhorias nos níveis de A1C e glicose no sangue em jejum na marca de seis meses, além de terem perdido em média 13 quilos.

Embora modestas, as melhorias do A1C representaram um risco quase 60% menor de desenvolver diabetes nos próximos três anos.

Pré Diabetes

Quais alimentos foram recomendados?

Durante os primeiros três meses, os participantes com baixo teor de carboidratos precisavam manter os níveis abaixo de 40 gramas por dia, e durante os meses de quatro a seis, o limite de carboidratos estava abaixo de 60 gramas por dia.

Os pesquisadores recomendaram que os participantes se desviassem para proteínas e gorduras saudáveis comendo vegetais não amidos, peixe, aves, carne magra, ovos, azeite, abacates, nozes e sementes, iogurte grego, leite com baixo teor de carboidratos e pequenas quantidades de queijo. Eles foram aconselhados a limitar ou evitar outros laticínios, frutas, legumes, feijão e grãos.

Pré Diabetes

É a dieta com baixo teor de carboidratos sustentável a longo prazo?

Embora esta pesquisa revele vários benefícios da alimentação com baixo teor de carboidratos para o controle da glicose no sangue, o Dr. Giulio Romeo, diretor médico associado da Seção de Diabetes Adulto do Joslin Diabetes Center, afiliado a Harvard, questiona se a abordagem rigorosa é realista na vida cotidiana.

Ele sugere que cortar até mesmo alguns carboidratos pode levar a benefícios de açúcar no sangue e controle de peso. “Isso não só pode reduzir o risco de diabetes, mas também pode ajudar na perda de peso”, diz ele.

Pré Diabetes

O que é A1C

Os níveis de A1C são uma medida da quantidade de glicose que se liga à hemoglobina nas células vermelhas do sangue. A hemoglobina é uma proteína que transporta oxigênio pelo corpo. Quanto mais alta a glicose no sangue, mais hemoglobina fica glicada.

Os níveis de A1C podem indicar se você tem pré-diabetes ou diabetes. De acordo com a American Diabetes Association, você tem pré-diabetes se:

– A hemoglobina a1c está entre 5,7-6,4%

– A glicose no sangue em jejum está entre 100-125 mg/dL

– Teste Oral de Tolerância à Glicose 2 horas depois de comer entre 140-199 mg/dL

O pré-diabetes é uma condição que aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e outras complicações relacionadas à saúde. É importante fazer mudanças no estilo de vida para prevenir ou retardar o avanço do pré-diabetes para diabetes.

Diabetes é alerta para doença silenciosa

Pré Diabetes

Conclusão

Uma dieta com baixo teor de carboidratos pode ser eficaz na redução dos níveis de A1C e glicose no sangue em pessoas com pré-diabetes, mas pode não ser sustentável a longo prazo para todos.

No entanto, cortar até mesmo alguns carboidratos pode trazer benefícios para o controle do açúcar no sangue e perda de peso. Consultar um profissional de saúde é fundamental para saber qual abordagem alimentar é mais adequada para cada indivíduo.

Joshua Clay

Especial para o Cultura Alternativa