SAF do Botafogo - Cultura Alternativa

A SAF do Botafogo lidera o brasileirão

SAF do Botafogo que lidera o campeonato brasileiro com esta matéria.

O que é SAF?

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um tipo específico de empresa criado pelo Congresso em 6 de agosto de 2021, por meio da Lei 14.193/2021. A legislação estimula que clubes de futebol migrem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial.

A Lei da SAF incentiva a mudança para este formato de clube-empresa, que dispõe de normas de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade do futebol.

Clubes podem ser fundados diretamente com essa estrutura, podem ser convertidos de associação civil para SAF ou podem fazer a cisão de seu departamento de futebol, com a transferência de todos os ativos relacionados à atividade futebolística para a empresa.

Uma vez que a companhia é constituída, é possível vender parte majoritária, minoritária ou todo seu capital para um novo proprietário.

A principal mudança é que historicamente, a maioria dos clubes de futebol no Brasil se estruturou como associação civil, uma organização privada, sem fins lucrativos, formada pela união de sócios.

Essas pessoas elegem representantes para Conselhos Deliberativo e Fiscal, além de um presidente. A associação não pode ser vendida para investidores. Diferente do que acontece em grande parte da Europa, em que clubes são empresas e podem ser comprados e vendidos por terceiros, as associações são administradas unicamente pelo quadro de sócios. A SAF abriu a possibilidade da venda parcial ou total do futebol para novos proprietários.

SAF do Botafogo

Alguns times do Brasil que são SAF

No Brasil, seis clubes já viraram SAF: Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Cuiabá, Red Bull Bragantino e Vasco. Esses são os times pioneiros do futebol brasileiro que adotaram esse modelo, mas outros devem traçar caminho similar.

SAF do Botafogo

A SAF do Botafogo

O Botafogo oficializou a venda da SAF e recebeu mais R$ 100 milhões de John Textor. Com a burocracia na reta final, o clube e o empresário anunciaram a parceria, que dará início aos grandes investimentos. No total, o aporte mínimo do empresário será de R$ 400 milhões.

John Textor é o sócio majoritário da SAF do Fogão e assumiu o controle do futebol do Botafogo.

Quando chegaram ao Botafogo, os integrantes da SAF precisaram implementar um sistema contábil no clube e novos processos, além da montagem de toda equipe financeira, de contabilidade e jurídica.

O fluxo de informações ao Conselho Fiscal foi organizado, o que permitiu a normalização do envio dos relatórios financeiros ao clube social.

Parabéns pela liderança do brasileirão e organização.

SAF do Botafogo

Quem é John Textor

John Charles Textor nasceu em Kirksville, Missouri, Estados Unidos em 30 de setembro de 1965. Ele é um empresário estadunidense e é dono do Botafogo de Futebol e Regatas, um dos mais tradicionais clubes do Brasil, com sede no Rio de Janeiro.

Textor é formado em economia e fez fortuna trabalhando no ramo de tecnologia e cinema. Em 2006, comprou a empresa responsável pelos efeitos especiais de filmes como “Titanic”, “Clube da Luta”, “Deadpool” e “Vingadores”. Atualmente, direciona seu capital para o desenvolvimento de empresas que trabalham com inteligência artificial e imagens holográficas.

Ele é apaixonado por futebol e criou a FuboTV, um serviço de streaming de televisão que atende clientes nos Estados Unidos, Canadá e Espanha, com foco principalmente em canais que distribuem esportes ao vivo. Recentemente, passou a investir diretamente no esporte. Além do Botafogo, Textor é um dos donos do Crystal Palace da Inglaterra.

SAF do Botafogo

O Imediatismo da Torcida

O imediatismo é uma característica presente no futebol brasileiro e pode ser observado na pressão que a torcida exerce sobre os jogadores e técnicos. Quando há torcida presente no estádio, são três os principais momentos em que o público “infla”: no pré-jogo, no início da partida e quando há gols, seja a favor ou contra.

Não há sucesso com imediatismo, tudo tem que ter tempo de trabalho.

Livros sobre o Imediatismo

Um livro que aborda a questão do imediatismo na sociedade é “Present shock: When everything happens now” (ou “Choque do presente: quando tudo acontece agora”, em tradução livre), escrito por Douglas Rushkoff e lançado em 2013. A obra serve como um alerta para o comportamento progressivamente ansioso e desconectado das pessoas.

O Técnico do Botafogo

O técnico do Botafogo é Luís Castro, que chegou ao Brasil em 2022.

Luís Castro é um técnico português que acumula passagens por times modestos de Portugal, como Águeda, Mealhada, Estarreja e Sanjoanense, equipes já de um nível maior, como Penafiel, Rio Ave e Vitória de Guimarães, além dos gigantes Porto e Shakhtar Donetsk.

Considerando apenas o futebol profissional, os títulos conquistados por Luís Castro foram: Série B de Portugal 2015/16 – Porto B; Campeonato Ucraniano 2019/20 – Shakhtar Donetsk; Copa do Emir do Qatar 2022 – Al-Duhail.

Tiquinho Soares

Tiquinho Soares é um futebolista brasileiro que atua como centroavante. Ele nasceu em Sousa, Paraíba em 17 de janeiro de 1991 e atualmente joga no Botafogo e tem jogado muito bem. Ele iniciou sua carreira nas bases do Palmeiras do Bairro das Rocas e depois foi transferido para o Corinthians-AL. Em 2009, ele foi transferido para o América de Natal, onde iniciou sua carreira profissional. Depois disso, ele jogou em vários clubes brasileiros, incluindo Botafogo-PB, Sousa e CSP.

Em 2016, ele se transferiu para o Vitória de Guimarães em Portugal e depois jogou no Porto. Em 2020, ele se transferiu para o Tianjin Teda na China e depois jogou no Olympiacos na Grécia antes de se transferir para o Botafogo em 2022.

Homenagens

Parabéns ao Botafogo que está liderando o campeonato e sucesso ao time. Homenageamos nesta matéria, meu avô, Arthur Souza (in memoriam) botafoguense que amava assistir jogos de futebol com seu radinho. Mestre Elesbão (in memoriam) grande botafoguense amigo através do meu primo Chico. E Júlio César Fernandes, grande amigo, grande músico, botafoguense infinito apaixonado pela vida. Sucesso e longa vida Botafogo.

Anand Rao

Editor Chefe

Cultura Alternativa