Audiolivros - Cultura Alternativa

BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo

BibliON – Biblioteca digital

BibliON comemora dois anos com novidades na plataforma

Biblioteca digital gratuita agora oferece periódicos e conta com a influenciadora Tatiany Leite como mediadora do Clube de Leitura BibliON; saiba mais sobre a plataforma

Originada de um projeto piloto iniciado em janeiro de 2020, que inicialmente disponibilizou pouco mais de mil obras, a plataforma agora oferece aos seus inscritos um acervo com mais de 17 mil livros.

E para além do serviço de empréstimo, a BibliON também promove diversas atividades gratuitas, como clubes de leitura, podcasts, bate-papos com escritores, capacitações e oficinas.

Essas iniciativas buscam estimular o uso da plataforma , como também incentivar a interação do público, tanto com a biblioteca digital quanto com as bibliotecas físicas.

BibliON – Biblioteca digital

BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, celebra seu segundo aniversário e continua a ter como objetivo a expansão de seus serviços.

Originada de um projeto piloto iniciado em janeiro de 2020, que disponibilizou pouco mais de mil obras, a plataforma agora oferece aos seus usuários um acervo com mais de 20 mil itens, incluindo livros digitais, audiolivros, podcasts e, a partir deste mês, jornais e revistas.

Além disso, a influenciadora, apresentadora  Taty Leite se junta ao seleto grupo de mediadores do Clube de Leitura BibliON, trazendo ainda mais dinamismo e engajamento para os leitores.

Tatiany Leite, jornalista e criadora do projeto Vá Ler um Livro, já atuou como mestre de cerimônias e mediadora em mais de uma centena de eventos. Além disso, trabalhou como colunista e apresentadora em importantes plataformas.

Atualmente, é curadora de uma coleção de clássicos pela editora Planeta e roteirista, apresentadora do podcast Quarta Capa, da editora Todavia.

Biblioteca digital

“Estamos muito orgulhosos em celebrar os dois anos da BibliON. Desde o início, nossa missão tem sido democratizar o acesso à leitura e à informação, e ver a plataforma crescer de pouco mais de mil obras, durante o projeto piloto, para mais de 20 mil itens é um grande marco.

A inclusão de novos formatos, como jornais e revistas, e a constante atualização da programação cultural são testemunhos do nosso compromisso em oferecer uma experiência rica e diversificada aos nossos usuários”, comemora Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, organização da cultura gestora da BibliON.

A BibliON também faz parte do ecossistema das bibliotecas públicas vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, funcionando como uma extensão digital desses espaços.

Essa integração permite que os equipamentos públicos do SisEB ampliem seu alcance e impacto, oferecendo mais opções de leitura e recursos informacionais por meio de um ambiente digital moderno e acessível.

Livros digitais durante a pandemia, Dicas de audiolivros - Cultura Alternativa

BibliON – Biblioteca digital

BibliON em números

Desde o projeto piloto (2020 a 2024), a plataforma já soma:

  • 315.206 cadastrados
  • 774.051 empréstimos
  • Mais de 4 milhões de visitas

Os cinco livros mais emprestados:

  1. Eu e esse meu coração (Jangada), de C. C. Hunter
    2. O peso do pássaro morto (Nós), de Aline Bei
    3. O amor não é óbvio (Galera), de Elayne Baeta
    4. O poder da ação (Gente), de Paulo Vieira
    5. Tudo sobre o amor novas perspectivas (Elefante), de bell hooks

A plataforma também disponibilizou os cinco escritores que mais marcaram presença nestes 2 anos:

  1. C. Hunter
    2. Aline Bei
    3. Machado de Assis
    4. Gabriel Garcia Márquez
    5. Amanda Lovelace

E para a programação cultural (clubes de leitura, bate papos literário, oficinas e palestras), a plataforma já contabiliza mais de 10 mil participantes.

Junho/22 até maio/24 = 10.200

  • 2022 = 2097
  • 2023 = 7465
  • 2024 = 638

Entre os clubes de leitura, merecem menção especial o Clube de Leitura da BibliON e o Clube de Leitura 60+, que consistentemente atraem um número de participantes acima da média dos demais clubes realizados na plataforma.

Ainda na esteira da programação cultural, foram realizadas 14 edições do Bate-papo Literário, recebendo nomes importantes da literatura nacional, como Daniel Munduruku, Letrux, Geni Núñez, entre outros.

Como funciona a BibliON?

O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições.

Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios.

E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou editora.

Cultura Alternativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *