Como distrair as crianças em casa
Com as férias escolares, é importante encontrar maneiras de entreter os filhos, com ideias de diversão, ainda mais quando é preciso conciliar a nova rotina dos pequenos com o trabalho dos pais no modelo home office
Veja algumas ideias divertidas que com certeza vão deixar os seus filhos super animados. E claro, um momento único de diversão entre a família.
Como distrair as crianças
Pintura
Pode ser com tinta guache ou lápis de cor. Não tem criança que não se entregue a essa brincadeira.
Filme ou desenho
Assistir junto com o filho um filme ou desenho é divertido e prazeroso. Há diversos serviços on line streaming
Música
Dos menores aos maiorezinhos… Normalmente todos eles adoram música. Seja dançar, cantar ou tocar um instrumento musical.
Preparar alimentos
Se a criança já tiver pelo menos dois anos já dá para levá-la para a cozinha e preparar pratos fáceis, como um bolo ou uma salada de frutas. Veja aqui algumas ideias para uma brincadeira saborosa.
Como distrair as crianças
Pular amarelinha
É uma brincadeira antiga, mas ainda vale a pena. Hoje também dá para comprar prontinha de plástico ou de E.V.A. Se a ideia é não gastar dinheiro também pode ser feita como antigamente na calçada de casa, com giz ou pedaço de tijolo.
Jogo de memória
A facilidade da internet também pode ajudar na hora da brincadeira. A criança pode confeccionar o próprio jogo. Veja alguns exemplos aqui.
Caixa de papelão
Não conheço uma criança que não goste de brincar com uma caixa. Ela pode criar um carrinho, um foguete, uma casinha de bonecas e tudo mais que a imaginação quiser.
Bolinha de sabão
Fácil! Água, sabão e um canudo. É diversão na certa.
Leitura
O incentivo à leitura começa cedo. Sentar com as crianças e livros é uma recreação divertida. Você pode contar histórias ou deixar que elas usem a imaginação.
Por que a leitura é fundamental no desenvolvimento das crianças?
Jogo da Velha
É um passatempo bem popular e fácil de ser compreendido. O tabuleiro são duas linhas horizontais e duas verticais. Dois jogadores escolhem uma marcação cada um, geralmente um círculo (O) e um xis (X). Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia.
O objetivo é conseguir três círculos ou três xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal, e ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada.
Como distrair as crianças
Stop
É um jogo super divertido para crianças maiorezinhas. Só precisa de papel e caneta. Para começar desenha-se uma tabela em um papel para cada jogador.
Cada coluna recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, nomes pessoais, cores, etc.
E cada linha representa uma rodada do jogo. Depois é só escolher uma letra do alfabeto e os participantes imediatamente têm que preencher uma linha inteira da tabela, com uma palavra (que seja começada com a letra sorteada) para cada coluna, devendo a palavra ser relacionada ao título daquela coluna.
Quem terminar primeiro grita “stop” e todos os jogadores têm que deixar o jogo como está. Depois é só contar os pontos.
Quebra-cabeça
Com a supervisão de um adulto as crianças podem até confeccionar um quebra-cabeça. Podem escolher figuras, colá-las num papelão e depois recortar. É um ótimo passatempo.
Jogos de tabuleiro
Eles estimulam o raciocínio, a atenção e a concentração. Exemplos de jogos: xadrez, damas, banco imobiliário, ludo, etc.
Como distrair as crianças
Acampar na sala
É uma bagunça super divertida. Pode utilizar os sofás como base para os cobertores e, claro, não dá para esquecer a lanterna. Até dá para passar a noite nesse “acampamento”.
O mestre mandou
Um dos participantes é encarregado de ser o mestre e ficará à frente dos outros jogadores. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou”. A diversão está na dificuldade das tarefas dadas pelo chefe.
Fazer uma horta
Ela pode ser feita no quintal de casa ou mesmo em vasos na área de serviço. A hortinha ocupa pouco espaço e a criança pode ajudar também na escolha das sementes ou mudinhas.
Recortar e colar
Revistas, jornais e livros podem ser fonte de muita criatividade para os pequenos. Sob supervisão de um adulto, podem recortar figuras e colar, criando uma história.
Mímica
Precisa de pelo menos dois participantes, mas se tiver mais crianças dá para fazer grupos e um fazer a mímica para o outro. Também pode ser feito por temas, como filme, música, palavras, etc.
REDACAO CULTURA ALTERNATIVA