Dia mundial da bicicleta
Hoje, é comemorado o Dia Mundial da Bicicleta, que reforça a importância sobre seu uso como meio de transporte e seus benefícios.
Considerado um exercício de intensidade moderada, o pedalar assim como o caminhar e outras práticas de esporte, são importantes benefícios para a saúde; em todas as faixas etárias, estar fisicamente ajuda a prevenir potenciais danos ao corpo e à mente.
Este 3 de junho é o Dia Mundial da Bicicleta. Em uso há dois séculos, a bicicleta é considerada um transporte acessível, limpo e adequado ao meio ambiente. Além de ser simples e trazer vários benefícios para a saúde.
Considerada uma atividade física moderada, a bicicleta como outras práticas de exercício, ajuda a evitar danos à saúde.
Dia mundial da bicicleta
Saúde física e mental
Ao declarar o Dia Mundial, a Assembleia Geral da ONU pediu aos países que incentivem o uso e as vantagens do pedalar e da bicicleta como uma forma de promover desenvolvimento sustentável e de reforçar a educação física para crianças e jovens.
Especialistas afirmam que a bicicleta também ajuda com a inclusão social e uma cultura de paz, respeito e entendimento.
SOBRE O ASSUNTO
- Sempre é tempo para começar a pedalar
- Pedalar ao ar livre, benefício para corpo e mente
- Cidades para aproveitar de bicicleta
Na resolução que aprovou o Dia Mundial da Bicicleta, o órgão da ONU destacou iniciativas para organizar passeios em níveis nacional e local, e promover a saúde física, mental e o bem-estar.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, lembra que caminhar e pedalar são uma forma também de atingir mais igualdade de saúde, uma vez que em áreas urbanas mais pobres, que não podem pagar por veículos como carros, a bicicleta e a caminhada acabam proporcionando atividade física e a locomoção ao mesmo tempo em que reduzem riscos de doenças crônicas como diabetes, câncer e doenças coronárias.
Em muitas partes do mundo, encontros para passeios de bicicleta ou caminhadas permanecem sendo uma peça importante da mobilidade nas cidades e ajudam a melhorar a qualidade do ar.
Após a pandemia, muitas cidades tiveram que refletir sobre suas ofertas de transporte e a bicicleta apareceu no topo da lista.