Má digestão pode atrapalhar desempenho nos treinos e dieta

Dia Mundial da Saúde Digestiva

Dia Mundial da Saúde Digestiva, aNutricionista alerta para os riscos que os sintomas da indigestão podem trazer para os resultados de quem leva uma vida saudável

Quem mantém uma rotina saudável de alimentação e treinos sabe que diversos fatores influenciam no rendimento. Cuidar de outros aspectos da saúde é essencial para evitar que os resultados sejam prejudicados por qualquer motivo externo.

Um exemplo disso é o mau funcionamento do intestino.

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Digestiva (29 de maio), vale lembrar dos impactos que a má digestão pode ter na vida saudável.

Afinal, o que é a digestão?

Trata-se do processo de absorção pelo qual os alimentos orgânicos passam no organismo após serem ingeridos. Ao contrário do que se pode pensar, a indigestão não é uma doença, mas sim um distúrbio gástrico, no qual ocorre a irritação de um órgão digestivo, como o estômago e o intestino.

“Uma das principais causas de indigestão é a má alimentação, e o distúrbio pode trazer sintomas que impossibilitem a pessoa de comer direito ou ir treinar, o que prejudica os resultados, além de causar dores”, explica o nutricionista Daniel Novais.

Os sinais mais comuns de indigestão são gases, inchaço abdominal, sensação de estômago cheio, prisão de ventre e até mesmo enjoo. “Nessas condições, não há quem consiga manter o foco nos treinos e dieta.

Além de tudo, se a causa não for detectada e corrigida, a indigestão pode ser constante, o que atrapalha os resultados e pode trazer futuros problemas de saúde, como uma gastrite”, alerta o especialista.

Dia Mundial da Saúde Digestiva – O que evitar?

Diversos alimentos são muito agressivos para o estômago, e são um verdadeiro veneno quando se trata de digestão. Frituras, por exemplo, são muito ricas em gorduras que, além de serem difíceis de digerir, aumentam o número de bactérias ruins no intestino e facilitam uma constipação.

“Adoçantes de uma forma geral, mesmo os naturais, como xylitol, não são completamente digeridas, e acabam fermentando no intestino. Isso causa inchaço, gases e, dependendo, até diarreia”, aponta.

Na hora de beber, também há o que se evitar. “O álcool, por exemplo, causa desidratação por conta de sua propriedade diurética no organismo. Logo, com falta de água no sistema digestivo, o intestino acaba ficando preso” diz Daniel.

Pouca gente sabe disso, mas, por serem difíceis de digerir, fibras em excesso também causam inchaço e gases.

O ideal, segundo o nutricionista, é perceber o que te causa os sintomas e personalizar sua dieta para o seu bem-estar, já que dores e desconforto também acabam causando indisposição.

“São vários os alimentos que podem causar indigestão: coisas picantes, café, refrigerantes; sem contar hábitos e fatores externos, como o fumo, comer muito rápido e o estresse.

O indicado é se conhecer e conhecer seu organismo. Para isso, é necessário o acompanhamento com um especialista”, finaliza.