Estradas e feriados - Cultura Alternativa

Estradas e feriados dicas para uma viagem segura

Estradas e feriados dicas para uma viagem segura

Vai viajar? Abaixo dicas para uma viagem segura e tranquila


Quem planeja pegar estradas deve checar os itens de segurança, cuidar da revisão do veículo e planejar seu trajeto

Afinal, com alguns cuidados e preparos, é possível seguir pelo trajeto sem comprometer a própria segurança e não colocar em risco os demais usuários.

Fique atento às dicas abaixo e faça uma boa viagem.

SOBRE O ASSUNTO

Revisão do veículo

Faça a revisão do veículo! Isso garantirá a sua segurança e dos itens que estiver transportando.

Verifique: pastilhas e fluído de freios, sistema elétrico e luzes, pneus, alinhamento e balanceamento, níveis de óleo e água no radiador.

Você precisa estar preparado para possíveis emergências. Para isso, considere itens como: extintor, estepe, triângulo e ferramentas emergenciais.

Planejamento do Trajeto

Se você não está acostumado a fazer determinado percurso, então, estude-o com atenção. Verifique as condições da rodovia, tempo de viagem e previsão do tempo.

Faça anotações dos lugares que poderá parar para se alimentar, dormir e abastecer. Deixe separado os valores das tarifas de pedágio.

Se puder, dê preferência aos sistemas de pagamento automático para pagamento dos pedágios, trazem agilidade e segurança.

Saúde do motorista 

Tenha certeza de que está bem para dirigir e, caso precise, tenha outro condutor apto para lhe substituir.

Antes de pegar a estrada, cuide da alimentação, considerando alimentos leves e de costume. Mantenha-se sempre hidratado.

Bagagem

Todo motorista deve evitar o excesso de peso. Lembre-se de ajustar a calibragem dos pneus no caso de carga extra. O peso máximo permitido está informado no manual do veículo.

Estradas e feriados dicas para uma viagem segura

Direção Segura e respeito às leis de trânsito

Respeite os limites de velocidade e a distância entre os carros para evitar acidentes. As leis de trânsito são fundamentais para uma direção segura e um trânsito mais humano.

Lembre-se de que a distância maior entre o veículo da frente, permite você frear sem correr o risco de colisão. Dirija com atenção.

De acordo com o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação.

Descanse

Não dirija se estiver cansado ou em períodos em que não se sentir confortável.

Por isso, não passe longas horas ao volante: faça pausas para alongar os braços e as pernas, evite consumir muito café e outros remédios para manter-se acordado.

Paradas curtas de duas em duas horas para esticar as pernas são importantes para fazer o sangue circular, espantando o sono, assim como paradas mais longas são necessárias em caso de muito cansaço.

Cuide do seu veículo e faça uma boa viagem!

Cultura Alternativa

Em destaque: 
Trabalho