O canto visceral de Anand Rao – Por Ediney Santana

O Canto Visceral de Anand Rao

Anand Rao é um poeta, cantor, músico e editor do portal do Cultura Alternativa. Sua música flerta com o concretismo em versos curtos e musicalidade pela repetição mantrica de casa silaba poética. Há também algo percussivo no qual a voz é elemento principal.

A musicalidade de Rao ora remete aos tropicalistas em sua lisérgica visão de mundo, ora remete ao Clube da Esquina, movimento capitaneado por Milton Nascimento e ainda sobra espaço para experimentalismo no melhor estilo Walter Smetak, professor, músico, compositor e inventor de instrumentos musicais, nascido na Suíça e baiano por opção.

A música de Anand Rao tem brilho quando mistura todos os elementos citado e cria outro universo sonoro. Sua voz é ortodoxamente agradável, é sua música que o faz sair do lugar comum, toca violão com a dignidade de artistas criativos.

Anand Rao é generoso e agregador, mesmo sendo letrista e poeta de talento, tem uma centenas de parceiros, coloca músicas em poemas de diversos autores, grava cds com esses parceiros e nada cobra. Rao é um coração de raríssimo sentimento coletivo.

Contato com Anand Rao: https://culturaalternativa.com.br/

Comentando

Primeiro, como é raro nós músicos alternativos termos acesso a uma crítica construtiva, uma raridade. Obrigado Ediney.

Segundo, os idiotas de plantão diriam, Anand Rao não deveria ter publicado no seu site essa crítica construtiva. E eu diria: Caetano, Gil, e muito, publicam sempre e sempre críticas atentas e construtivas a seus trabalhos musicais e canções, portanto, publicarei sempre.

Terceiro, que delícia o título do Blog do Ediney, Cartas Mentirosas. Isso comprova a genialidade deste escritor, jornalista, apaixonado pelo mundo das artes e que sabe valorizar como ninguém a cultura sob todos os aspectos.

Por fim, um convite público. Que tal você, Ediney, participar do novo formato do Sarau do Anand Rao. Convidamos um poeta, este envia dez poemas com no máximo dez versos (linhas) e na uma hora de programa conversamos sobre nossos conceitos sobre arte e cultura, leio teu poema e você também, divulgamos o que tiver que ser divulgado e musico alguns poemas teus e os que ficarei por musicar farei outro dia com transmissão ao vivo, e depois, as músicas serão distribuídas para as diversas plataformas de streaming.

Se estiver morando em outra cidade que não seja Brasília, você envia os poemas e eu musico e no final batemos um papo dividindo a tela da transmissão ao vivo.Se topar envie mensagem para
anandrao@culturaalternativa.com.br , culturaalternativa@culturaalternativa.com.br e pelo Whatsapp 61 982027100.

Hoje, mestre, vou tomar todos os vinhos depois de ler suas considerações sobre minha música e musicar os poemas que restaram de Elisa Carneiro e Ronaldo Mousinho.

E por fim, viva a vida e muito nexo sem nexo para todos nós.

Ah… Quase esquecia, acessem o Blog do Ediney entrando pelas considerações que ele fez sobre minha música e fucem até dizer chega:

https://cartasmentirosas.blogspot.com/2019/04/o-canto-visceral-de-anand-rao.html

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa