Por que 40 dias de quaresma?

novena para o fim da quaresma, quaresma

Quaresma é um ritual praticado pela igreja católica desde o século IV. Ele é feito nos dias que antecedem a comemoração da páscoa.

São 40 dias que começam na quarta-feira de cinzas e terminam no domingo de Ramos. O que pouca gente sabe é de onde veio essa tradição e porque são 40 dias.

Esse texto foi produzido justamente para tirar essa dúvida da sua cabeça. Vem aprender com a gente!

Por que 40 dias de quaresma?

O número 40 é muito presente na bíblia. São quarenta dias de dilúvio, quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, Moisés e Elias passaram quarenta dias na montanha, Jesus passou quarenta dias no deserto antes de começar sua vida pública e o exílio dos judeus no Egito durou 400 anos.

Além desses acontecimentos, o número quatro simboliza o universo material na bíblia. Os zeros que vem depois dele representam os anos que passamos na terra, seguidos de provações e dificuldades.

Por isso, os católicos tiram esses quarenta dias para se arrepender dos pecados e voltar a sua atenção para Cristo. Nesse período, são feitas diversas orações, jejuns e obras de caridade com o objetivo de se transformar em pessoas melhores e viver como Jesus viveria.

A cor litúrgica da quaresma é o roxo, que representa o luto e a penitência. Isso caracteriza o período como época de reflexão interior, jejuns e conversão espiritual até a chegada da páscoa.                                                         

Também é tempo de pedir e receber perdão para retirar o ódio, mágoa e rancor que costumamos guardar do próximo. Os relacionamentos ficam mais íntimos devido a essas atitudes e a vontade de transmitir amor.

Por estreitarem seu relacionamento com Cristo, os católicos começam a entenderem melhor seus problemas diários e aceitarem a cruz que precisam carregar nesses 40 dias.

Gostou do nosso conteúdo? Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários.

A𝓰𝓷𝓮𝓼 𝓐𝓭𝓾𝓼𝓾𝓶𝓲𝓵𝓵𝓲 – 𝓡𝓮𝓭𝓪çã𝓸 𝓭𝓸 𝓒𝓾𝓵𝓽𝓾𝓻𝓪 𝓐𝓵𝓽𝓮𝓻𝓷𝓪𝓽𝓲𝓿𝓪