Um tour por Portugal – Porto

Um tour por Portugal Porto

Um tour por Portugal Porto. E finalmente esta jornada chega ao norte com uma descrição e riqueza de detalhes, acompanhe e não esqueça de acompanhar lendo todas as dicas desta viagem.

Um tour por Portugal PortoE se você perdeu o inicio dessa jornada da Claudia Dias leia aqui 
Um tour por Portugal – Lisboa
Um tour por Portugal – LAGOS, CABO DE SÃO VICENTE, ALBUFEIRA
Um tour por Portugal – por FARO, MÉRTOLA E ÉVORA e FÁTIMA

Dia 07/09/19

PORTO

Saímos de Fátima e viajamos rumo ao norte de Portugal, com destino à cidade de PORTO, a segunda cidade de Portugal.

Chegando lá, fizemos um tour pela cidade, passando pelo centro histórico, Torre dos Clérigos, praça, livraria Lello, a catedral, a estação, dentre outros. Fizemos uma visita pela cave do vinho do Porto Real Companhia Velha, com 260 anos de existência, na Quinta dos Barões, onde nos contaram um pouco de sua história, da produção dos vinhos e, ao final, tivemos uma degustação e informações sobre cada vinho do porto que nos foi servido.

Fizemos um passeio às margens do Rio Douro, a chamada Ribeira, cheia de pequenos bares e restaurantes que servem comida típica portuguesa, como sardinha assada, lanches e outros pratos, mas estava muito cheio e muito quente, então procuramos um gostoso restaurante com ar condicionado, com área externa e uma bela vista da praça e do Rio Douro, e para refrescar tomamos uns lindos e gostosos drinks.

Estar à beira do Rio Douro é uma das melhores sensações. Há bares, restaurantes, quiosques agradáveis para tomar um drink ou um café. O Rio Douro divide Porto e Vila Nova de Gaia, local muito procurado para curtir um lindo por do sol. A Ponte D. Luiz I é a mais famosa de Porto, construída sobre o rio Douro, e liga as duas cidades.

Fomos à Vila Nova de Gaia, de onde tem-se uma bela vista da cidade de Porto, com suas construções coloridas, à margem do Rio Douro. Belíssima imagem.

À noite fomos assistir um show de fado e outras músicas típicas da historia cultural de Portugal numa casa típica, em Vila Nova de Gaia, chamada Herança Magna, incluindo jantar completo e bebidas, inclusive vinho e chope.

Hotel: Holiday Inn Porto Gaia****. O hotel é excelente, 4 estrelas, amplo e bem decorado, quartos bem confortáveis, com boas camas e móveis diversos. Gaia fica do outro lado da cidade de Porto, separadas pelo rio Douro.

Um tour por Portugal – Porto

Dia 08/09/19

BRAGA, GUIMARÃES, MATEUS, PINHAO E COIMBRA

Saímos de Porto e continuamos nossa viagem pelas bonitas paisagens do norte de Portugal, com destino à BRAGA, capital religiosa, com sua antiga catedral.

Fomos ao Santuário do BOM JESUS. Subimos no bondinho mais antigo do mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água, inaugurado em 1882, sendo o primeiro a ser instalado na Península Ibérica, um dos sete do género no mundo. É um funicular que liga a parte alta da cidade de Braga ao Santuário É muito interessante.

Acredita-se que a primitiva ocupação deste sítio remonte ao início do século XIV. As obras da basílica iniciaram-se em 1784, tendo ficado concluídas em 1811.

A catedral é belíssima. Todo conjunto arquitetônico e seus jardins são belíssimos. Vale à pena conhecer e fazer a descida de escadas, mesmo tendo o bondinho para subir e descer, mas a beleza vista pelas escadas não se vê quando usa o trenzinho de transporte.

Então, para admirar o local, descemos pelas escadarias, com 581 degraus, onde há lindíssimas paisagens, então é necessário reservar um bom tempo para essa descida.

Pelos trechos da escadaria desenvolvem-se cinco lances de escadas, com fontes alegóricas aos cinco sentidos, pela seguinte ordem: Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato.

Possui três fontes dedicadas às Virtudes teologais: a Fé, a Esperança e a Caridade. A arquitetura da escadaria é incrível, uma verdadeira obra de arte.