Segunda Sem Carne: Almôndegas de Feijão Preto e Molho de Beterraba e Cenoura

Segunda Sem Carne

No segunda sem carne de hoje, temos Almôndegas de Feijão Preto e Molho de Beterraba e Cenoura

 

O macarrão é um prato bem comfort food pra muita gente, por isso decidi preparar um bem especial com almôndegas de feijão preto.

Como muita criança não gosta de beterraba e cenoura, optei por fazer um molho com esses ingredientes, que eu garanto que fica delicioso!

 

Segunda sem Carne

 

Ingredientes

Almôndegas

1/2 xícara (de chá) de feijão preto cru

1 colher (de sopa) de sementes de linhaça

3 colheres (de sopa) de água filtrada

1/2 xícara (de chá) de cebola picada

2 dentes de alho picados

2 colheres (de sopa) de salsinha e cebolinha picadas

1 colher (de chá) de orégano desidratado

1 colher (de chá) de sal

Uma pitada de pimenta moída

1 colher (de sopa) de suco de limão

2 colheres (de sopa) de azeite

1/2 xícara (de chá) de farinha de aveia

Cerca de 1/3 de xícara de farinha de trigo integral (ou mais, para liga)

 

Molho

2 colheres (de sopa) de azeite

150g de cebola picada (1 xícara cheia ou 1 unidade grande)

3 dentes de alho picados

300g de cenouras picadas (2 xícaras cheias ou 3 unidades médias)

100g de beterraba picada (3/4 de xícara ou 1/2 beterraba média)

Sal a gosto

2 colheres (de chá) de orégano desidratado

1/2 colher (de chá) de páprica picante

1/2 colher (de chá) de cominho em pó

1 folha de louro

1 ramo grande de manjericão fresco

3 e 1/2 xícaras (de chá) de água filtrada

2 colheres (de chá) de vinagre de maçã (opcional)

Servi com 500g de macarrão de sêmola sem ovos

 

Modo de preparo

Almôndegas

Em uma vasilha, coloque o feijão preto cru, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 12 horas. Escorra, lave e cozinhe na panela de pressão, coberto por 2 dedos de água até ficar macio, o que vai levar cerca de 20 minutos. Escorra e reserve. Se quiser, guarde o caldo do cozimento para o preparo de sopas.

Bata a linhaça em um liquidificador até ela ficar bem triturada.

Coloque em uma vasilha, adicione a água e deixe de molho por 15 minutos. Essa mistura dará liga à almôndega.

Coloque o feijão cozido em um processador juntamente com a cebola, o alho, a salsinha/cebolinha picadas, o orégano, o sal e uma pitada de pimenta moída. Adicione também o suco de limão, o azeite e aperte a tecla pulsar algumas vezes, pra triturar essa mistura. (Se preferir, amasse o feijão com um garfo e adicione os temperos).

Coloque essa mistura em uma vasilha, juntamente com a linhaça hidratada e misture.

Adicione a farinha de aveia e cerca de 1/3 de xícara de farinha de trigo integral, ou o suficiente para obter uma massa firme e modelável.

Essa massa pode grudar um pouco nas mãos, mas ao untá-las com azeite, será fácil para modelar. Evite por muita farinha, senão as almôndegas ficarão pesadas.

Modele bolinhas do tamanho de uma colher de sobremesa, coloque-as sobre uma assadeira untada e asse-as no forno preaquecido a 200ºC por cerca de 35 minutos, virando na metade do tempo.

Ou frite-as em uma frigideira antiaderente com 2 colheres (de sopa) de azeite até as almôndegas ficarem douradas de todos os lados.

 

Molho

Coloque o azeite em uma panela em fogo médio, e refogue a cebola e o alho até ficarem levemente dourados. Adicione as cenouras picadas, a beterraba picada, tempere com sal a gosto, com o orégano, com a páprica e com o cominho, e refogue por cerca de 5 minutos. Acrescente a folha de louro, um ramo grande de manjericão fresco, e a água filtrada. Deixe cozinhar até os ingredientes estarem macios, o que vai levar cerca de 40 minutos.

Desligue, retire a folha de louro e deixe esfriar por cerca de 20 minutos antes de bater, para não espirrar vapor quente.

Bata até obter uma mistura uniforme e cremosa. Se quiser, adicione 2 colheres (de chá) de vinagre de maçã para o molho ficar levemente ácido, como um molho de tomate.

Sirva com o macarrão de sua preferência, eu usei de sêmola e sem ovos, e com as almôndegas.

Está pronto!

 

Dicas

Eu adaptei essa receita de molho de beterraba e cenoura do site da Bela Gil, e eu acho que ele é uma ótima forma pra servir esses ingredientes para as crianças.

Ele fica com uma cor bem vermelha, que lembra o molho de tomate e bem temperadinho. É levemente adocicado, por causa da cenoura e da beterraba, mas não acho isso um problema; se quiser, você pode adicionar mais temperos além dos que eu usei.

Pode também incrementar o molho com brócolis, cogumelos, azeitonas, palmito…

Se você quiser que ele fique com gosto de molho de tomate, pode substituir meia xícara (ou mais) de água por extrato de tomate.

Essa receita de molho rende bastante, serve umas 4/5 pessoas e, se sobrar, você pode guardá-lo na geladeira por uns 3 dias.

Quando sobrou desse molho aqui em casa, bati com feijão cozido e temperado e obtive uma sopa bem saborosa e colorida.

Quanto às almôndegas, essa receita rende umas 18, depende do tamanho que você modelar. Inclusive, eu recomendo que não faça elas muito grandes, senão o interior delas pode ficar cru.

Você pode guardar essas almôndegas cruas no freezer por uns 2 meses ou elas já fritas/assadas na geladeira, pra esquentar no dia seguinte.

Veja também: almôndegas de abobrinha, couve-flor , almôndegas de lentilha (está no modo de preparo) e alimentação afetiva (dia das crianças).

*O custo da receita é proporcional aos ingredientes utilizados. Lembrando que valores variam de região para região.

 

 

Receita do Site Presunto Vegetariano onde você encontra esta e muitas outras receitas deliciosas.