Atividades Aquáticas na Terceira Idade
Movimentar o corpo na piscina traz inúmeros benefícios aos idosos; verão é momento ideal para estimular a prática
As altas temperaturas do verão são um apelo extra para atividades físicas na água, mas não apenas crianças e adultos podem se exercitar ou se divertir na piscina, os idosos também devem ser encorajados a aproveitar essa época do ano para fazer esse tipo de exercício de forma segura e prazerosa.
Atividades Aquáticas na Terceira Idade – Benefícios
São inúmeros os benefícios da natação para a terceira idade: melhora do condicionamento físico e cardiorrespiratório, proteção das articulações, melhora da capacidade cognitiva, maior socialização, redução do risco de quedas por favorecer o equilíbrio, melhora da autoestima, fortalecimento muscular, alívio das dores, melhora da circulação periférica, estimulação sensorial, tátil e proprioceptiva, além de melhora na qualidade do sono.
Atividades Aquáticas na Terceira Idade – Cuidados específicos
“Para a prática da hidroterapia, por definição da técnica, é importante que a piscina esteja aquecida a aproximadamente 34°C”, explica o fisioterapeuta.
Alguns benefícios do termo terapia com água aquecida são melhora do metabolismo, relaxamento muscular, redução da dor, de espasmos e da rigidez muscular.
Pessoas com osteoporose, embolia pulmonar, infecções pulmonares, miocardite, faringite, insuficiência arterial grave, diabéticos não controlados, febre e aneurismas precisam de liberação médica.
Também são fundamentais cuidados como entrar e sair da piscina com segurança, não realizar exercícios rápidos e bruscos, além de adequação da atividade de acordo com o grau de funcionalidade do idoso.