Exposições brasileiras no Google Arts & Culture - Cultura Alternativa

Exposições brasileiras para ver online no Google Arts & Culture

Exposições brasileiras para ver online no Google Arts & Culture


Mostras sobre arquitetura, design, urbanismo, arte, cultura, história natural e até futebol estão disponíveis gratuitamente na plataforma


Visitar exposições é uma das melhores maneiras de aprender mais sobre história, cultura e arte.

A plataforma Google Arts & Culture permite que você conheça algumas mostras sem precisar sair de casa.

Confira 10 exposições brasileiras para explorar virtualmente:

Exposições brasileiras no Google Arts & Culture

Inhotim (MG)

O local é considerado o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Na função Street View do Google, é possível andar por dentro, no entorno e conferir o acervo de obras.

Saiba mais

Como é um museu a céu aberto, o Inhotim comporta obras de grande porte, como a Beam Drop, do artista norte-americano Chris Burden

Como é um museu a céu aberto, o Inhotim comporta obras de grande porte, como a “Beam Drop”, do artista norte-americano Chris Burden

Exposições brasileiras no Google Arts & Culture

Museu Afro Brasil

O estabelecimento destaca o universo cultural do negro no Brasil. Possui cerca de 400 obras, entre pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, desde o século 15 até os dias atuais.

Saiba mais

Os itens abordam temas de religião, trabalho, escravidão, arte e diáspora africana, registrando a trajetória e as influências da cultura na construção da sociedade brasileira.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

A coleção do MASP na plataforma reúne mais de 8 mil obras, como As meninas Cahen d’ Anvers (1881), de Pierre-Auguste Renoir e O lavrador de café (1934), de Cândido Portinari, além de diversas pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Visita guiada ao MASP com Andrea Augusto Ronqui

É possível ainda fazer um passeio virtual pelo museu e também pela exposição

Exposições brasileiras no Google Arts & Culture

Museu da Diversidade Sexual

O Google Arts & Culture disponibiliza a exposição O Orgulho Ocupa a Rua, inspirada na mostra Com Muito Orgulho! de 2018.

A coleção traz grandes registros das paradas em São Paulo e é possível acompanhar o crescimento da Parada desde sua primeira edição, em 1997, até se transformar na maior manifestação da população LGBTQIA+ do mundo.

Museu do Futebol

Há seis exposições virtuais com fotos, documentos, relatos e artigos de jornais sobre as mulheres do futebol que ousaram jogar durante o período de proibição da prática desse esporte no Brasil, entre 1941 e 1979.

Google Arts & Culture – Museu do Futebol

Museu Nacional

Após o incêndio que destruiu boa parte do acervo sobre história natural do mundo em 2018, a plataforma permite fazer uma visita virtual pelo interior do prédio e conhecer a coleção do museu, graças a imagens do Museum View, que foram captadas antes do incidente.

Museu Nacional Belas Artes

Localizado no Rio de Janeiro, o espaço concentra o maior acervo de obras de arte do século 19, sendo um dos mais importantes do país.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design, o estabelecimento de Curitiba transportou para o mundo digital algumas das principais mostras que já passaram pelo local.

Google Arts & Culture – Museu Oscar Niemeyer

Pinacoteca do Estado de São Paulo

O espaço possui mais de 400 obras do acervo fotografadas pela Art Camera, além de um tour virtual capturado via Street View e mais de 94 coleções virtuais.

Projeto Portinari

A coleção Portinari: O Pintor do Povo é a primeira retrospectiva dedicada a um artista brasileiro no Google Arts & Culture.

É possível conferir mais de 5 mil obras de arte digitalizadas e 15 mil de cartas e documentos do arquivo pessoal do artista.

A plataforma também criou um tour em Street View da casa de Portinari em Brodowski (SP), que mostra os espaços e exemplos da rotina que ele vivia quando criou várias de suas pinturas.

Dados da Revista Casa e Jardim

Cultura Alternativa