O consumo de queijos - Rota do queijo - Cultura Alternativa

O consumo de queijos no último ano

O consumo de queijos no último ano

Os queijos estão entre os derivados lácteos mais consumidos no Brasil, ficando atrás somente do leite fluido.

São diversos os tipos de queijo, que atendem aos mais variados gostos e objetivos de seu público, desde a busca por uma alimentação saudável, rica em proteínas e baixo teor de gorduras até a satisfação de um prazer momentâneo, com o consumo de queijos saborosos.

O Site OBSERVATÓRIO DO CONSUMIDOR analisa o perfil do consumidor de queijos, suas preferências e o interesse demonstrado nas redes sociais em relação a este produto, no período compreendido entre 25 de agosto de 2022 e 24 de agosto de 2023.

Evolução de postagens sobre queijos

O OC coletou 957.367 menções a esta categoria de lácteo no período. Cada consumidor postou, em média, 1,4 vezes algum conteúdo sobre o produto.

A maior média semanal do número de postagens sobre o queijo foi encontrada em março/23 seguido por dezembro/22. Em ambos os casos, as médias superaram 20.000 postagens por semana. Novembro/22 foi o mês com o menor número de menções.

Entre os tipos de queijos mencionados no Twitter/X, o requeijão é indiscutivelmente o mais popular entre os internautas, seguido pelos queijos minas (e suas diversas variações), coalho, parmesão (incluindo o ralado), ricota, muçarela, prato e brie. Estes 9 tipos de queijo representam 74% das menções.

Essa informação coaduna com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE, que aponta que os tipos mais consumidos são o queijo minas e o requeijão, os dois mais citados pelos internautas, porém em posições trocadas.

O consumo de queijos

Perfil dos consumidores de leite fermentado

A geração Z é a que mais comenta sobre os queijos no Twitter/X, representando 80,73% das postagens realizadas.  17,7% das menções foram feitas pela geração Y e 2,19%, pela geração X. A geração Alpha e os Baby Boomers, ainda que de forma ínfima, aqui representam 0,01% das postagens. Em outras categorias de lácteos, essas gerações não costumam ser representadas.

79,2% das postagens forma feitas pelos homens, revelando um engajamento ao tema predominantemente masculino.






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