Qualidade de vida é um conceito que tem sido difundido nos últimos anos e se refere a um conjunto de condições que envolvem o bem-estar físico e mental de uma pessoa.
Assim, é preciso buscar a adoção de hábitos saudáveis relacionados às condições físicas e psicológicas para que assim, exista de fato melhor qualidade de vida e seja possível alcançar mais longevidade de maneira saudável.
Se você precisa aumentar a sua qualidade de vida, descubra 3 dicas que podem ajudá-lo.
Qualidade de vida
Adote uma alimentação saudável
Uma alimentação saudável é aquela que possui nutrientes para que o indivíduo tenha condições de enfrentar o seu dia-a-dia com mais disposição e vigor.
Assim, é preciso incluir em sua rotina alimentar uma dieta rica em proteínas, carboidratos e vitaminas. Contudo, todos elementos devem ser de qualidade, isso porque existem alimentos que apesar de possuírem esses nutrientes, podem não ser tão vantajosos para a saúde.
Por isso, evite:
- Alimentos em conserva, uma vez que possuem muitos elementos químicos que são nocivos à saúde.
- Processados, uma vez que utilizam para a sua composição vários tipos de gordura e outros ingredientes que não fazem bem ao seu organismo.
- Sucos de caixinha e refrigerantes uma vez que são bebidas que não apresentam nenhum valor nutricional.
Prefira sempre frutas, verduras, legumes e carnes magras para manter sua qualidade de vida.
Qualidade de vida
Pratique exercícios
A prática de exercícios é um elemento de suma importância para a manutenção do peso, diminuição do risco de obesidade e doenças ligadas à ela como:
- Diabetes
- Doenças cardiovasculares
- Tireoide
- Doenças respiratórias
Além disso, a prática regular de exercícios físicos também induz a regulação de hormônios importantes para a manutenção do nosso corpo, bem como, a produção daqueles que causam a sensação de bem estar.
Dessa forma, praticar atividades físicas é uma forma de manter sua qualidade de vida pois trabalha mente e corpo.
Esteja sempre perto das pessoas que gosta
Estar perto das pessoas que você gosta e que te fazem bem ajuda no desenvolvimento da interação social bem como, permite que você tenha sensação de felicidade e bem-estar.
Além disso, estudos científicos já comprovaram que estar perto de quem se ama ajuda a aumentar os níveis de hormônios que causam aquela sensação de acolhimento e satisfação, importantes para o bom desempenho de todos os órgãos vitais.
Sendo assim, amar e ser amado traz maior qualidade de vida.
Redação Cultura Alternativa