Turismo Religioso

Turismo Religioso - Cultura Alternativa

O Turismo Religioso é um dos mais importantes segmentos de viagem em todo o mundo.

Os principais destinos de turismo religioso ao redor do mundo

Confira opções de roteiros religiosos para a Semana Santa

Passeios Religiosos nos arredores da capital paulista

No Brasil, ocorre em Aparecida – região do Vale do Paraíba, em Belém, capital do estado do Pará, com o Círio de Nazaré – romaria que acontece por 10 dias -, além de vários santuários espalhados por todo o país.

Em São Paulo, por exemplo, no dia 28 de outubro, acontecem missas e procissões na igreja de São Judas Tadeu, no bairro de mesmo nome na zona sul da cidade, onde centenas de milhares de peregrinos vão às missas programadas e realizam vigílias.

Isso ocorre também nas lavagens da igreja do Bonfim, em Salvador, na Bahia, mas que mistura a crença católica ao sincretismo religioso afro, numa demonstração de fé.

Podemos citar muitas outras manifestações pelo país, como Frei Galvão em Guaratinguetá, Nossa Senhora da Penha, em Vitória e no Rio de Janeiro, além de diversos acontecimentos por outros estados do Brasil

Turismo Religioso

No turismo internacional, podemos destacar Lourdes, na França, Fátima, em Portugal, Assis e Pádua, na Itália, além de outras dezenas de roteiros de turismo religioso em todo planeta.

Talvez o mais significativo seja o Caminho de Santiago de Compostela, que está sendo a referência mais próxima para o sucesso do Caminho dos Santos Mártires, que está sendo trabalhado no estado do Rio Grande do Norte, no Nordeste brasileiro.

Além de todo o cenário religioso, onde ocorreram os fatos, as regiões visitadas têm praias maravilhosas, passeios de catamarã e barco, dunas, lagoas, gastronomia típica e um clima para lá de especial, onde o visitante pode intercalar lazer, história, fé e cultura num único roteiro.

Caminho dos Santos Mártires, no Rio Grande do Norte

Ele pode começar pelo aeroporto de Natal, ou por João Pessoa, passando inicialmente no Engenho Cunhaú, localizado em Canguaretama.

O Caminho dos Santos Mártires é um caso diferente. Ele está ganhando força no Rio Grande do Norte, principalmente em Canguaretama no Engenho Cunhaú, Nísia Floresta e em São Gonçalo do Amarante no Distrito de Uruaçu.

O roteiro dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu comprova o caráter religioso do brasileiro, em especial o povo potiguar, que alimentado pelas tradições da oralidade passada de pai para filho manteve viva a história de seus mártires.

Comentários não permitidos.