Enogastronomia – Harmonizando Vinhos com pratos de inverno.
Com a chegada de dias frios que o inverno nos presenteia é comum a procura por alimentos típicos do inverno, que proporcionam sensação de aconchego e aquecimento.
Com isso, confira abaixo a lista que separamos para você de como aproveitar, e degustar, na estação mais fria do ano, o inverno.
Vinhos e Inverno
Entre as bebidas que harmonizam temos como principal o vinho. Isso é devido a sensação de aumento de temperatura que o vinho proporciona ao corpo e seu suave paladar.
Leia também Paixão por Vinhos e Gastronomia
Como nem todas as bebidas têm esse poder, as que tem acabam ganhando um grande espaço na preferência dos consumidores e um dos melhores tipos de vinhos para se degustar nas baixas estações, sem dúvida é o chamado vinho tinto. Ele nos proporciona uma maior sensação de calor corporal que os demais.
Enogastronomia – Harmonizando Vinhos com pratos de inverno.
Pratos e Sabores
Para tornar a sua degustação ainda melhor e mais prazerosa, é ótimo combinar vinhos com alimentos típicos de inverno e que dão a mesma sensação que os vinhos. Temos como principais alimentos típicos do inverno:
Sopas – Dando uma maior preferência à famosa sopa portuguesa, conhecida como caldo verde.
Fondue – Tanto os salgados quanto os doces. Ambos são ótimos acompanhantes.
Coq Au Vin – Cozido de frangos, típico da culinária francesa.
Feijoada – Típico prato brasileiro que traz uma bela harmonização com vinhos.
A lista, com certeza, segue, porém esses são alguns dos exemplos de alimentos que mais combinam acompanhados de um bom vinho.
Vinhos
A quantidade de vinhos que há no mercado é enorme e isso se deve às variedades de uvas que temos, cada uma com sabores bem específicos e algumas até mesmo único.
Não existe um tipo específico de vinho para o inverno, todos podem e devem ser apreciados ao longo do ano independente da estação a qual você se encontra, porém existem alguns que acabam sendo melhores quando consumidos no inverno.
As melhores castas para serem consumidas no inverno são:
Malbec
Tannat
Syrah
Cabernet Sauvignon
Amor
É comprovado cientificamente que certos vinhos têm o poder de causar um bem-estar não só ao corpo, mas também no âmbito sexual e talvez por isso seja tão grande a presença de vinhos em jantares românticos.
Quando combinado ótimos vinhos com pratos típicos do inverno, com certeza, há uma harmonização aconchegante e sensação de bem-estar ao corpo do casal, o que torna do clima mais agradável, romântico e, de maneira sutil, mais quente.