Dia Mundial de Combate ao Estresse – Entenda como a alimentação balanceada previne alterações de humor e disposição
Para conscientizar a população sobre a importância do bem-estar celebra-se, em 23 de setembro, o Dia Mundial de Combate ao Estresse.
E nesses tempos de pandemia é imprescindível tentar diminuir os efeitos desse problema que tem feito parte do cotidiano das pessoas.
De acordo com um estudo americano, a má alimentação está associada diretamente ao alto nível de estresse.
Os maus hábitos alimentares, como ingestão excessiva de cafeína, açúcar e sal, podem levar o organismo a esse esgotamento.
Leia sobre o assunto Como manter a saúde física e alimentar em tempos de pandemia? Como diminuir o índice glicêmico das suas comidas favoritas? Alimentação inadequada e dietas restritivas podem afetar o sono
Para o nutricionista Daniel Novais, a presença de variedades de alimentos, principalmente in natura, o consumo de fibras, minerais e vitaminas produzem hormônios que estão diretamente ligados ao prazer e à satisfação.
“Além de fazer o organismo funcionar melhor, uma alimentação adequada e saudável pode trazer diversos benefícios, como melhorar o humor, combater a depressão e afastar aquele estresse presente no dia a dia”, aponta o nutricionista.
A principal dica para combater o estresse é consumir alimentos naturais de cores diferentes, quanto mais colorido for o prato, mais substâncias que combatem os radicais livres vão ser ingeridas.
“Assim como dietas restritivas podem aumentar hormônios de estresse, gerando mau humor, quanto mais saudável é a comida, mais o bem estar vai ser favorecido. Felizmente, alguns alimentos saborosos ajudam a conter a tensão e podem melhorar o humor e proteger o organismo” explica o profissional.
O nutricionista ressalta a importância de se evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcar, frituras e alimentos processados, como salsicha, bacon, biscoito recheado e caldo de carne em cubos e manter os exames em dia.
Dia Mundial de Combate ao Estresse
Conheça alguns alimentos que ajudam a combater o estresse:
Consumo de verduras, frutas e vegetais
Opte por folhas verdes, misturadas com outros frutos e vegetais, antes da refeição principal. Essa combinação variada e colorida melhora a experiência sensorial e envia uma sensação de relaxamento ao cérebro.
Alimentos Ricos em Ômega 3
O ômega-3 pode ser encontrado em alimentos como atum, salmão, sardinha, sementes de linhaça e de chia, nozes e gema de ovo. Ele é um tipo de gordura boa que ajuda a reduzir a inflamação no organismo e controlar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
Chás
Quentes ou frios, os chás podem ser ótimas alternativas naturais para aliviar o estresse. São ótimos calmantes que relaxam o organismo e ajudam a regular o sono, diminuindo a ansiedade.
Benefícios do chá, um super aliado da saúde
Alimentos ricos em triptofano
Os alimentos ricos em triptofano ajudam a combater o estresse porque aumentam a produção de serotonina, um hormônio fabricado no cérebro que dá uma sensação de bem-estar e ajuda a relaxar.
O triptofano pode ser encontrado em alimentos como banana, chocolate amargo, cacau, aveia, queijo, amendoim, frango e ovo.