Conhece o Alentejo ? Dicas para seu roteiro.

ALENTEJO - Cultura Alternativa

Alentejo surpreende por exibir a rica cultura e tradições em cada detalhe: na arquitetura, na enogastronomia e na receptividade do povo alentejano.

O destino conta com pequenas vilas e cidades com atrações turísticas inesquecíveis que não podem faltar na sua lista de lugares para visitar e aproveitar a vida no seu ritmo.

Confira!

Évora

Maior cidade alentejana, seu centro histórico é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com edificações datadas de diversas épocas diferentes: como o Templo de Évora, construído pelos romanos; a Igreja de São Francisco, que começou a ser edificada no século 15; e o Aqueduto da Água de Prata, erguido no período renascentista.

Para completar, não muito longe de Évora é possível encontrar o Cromeleque dos Almendres, um monumento megalítico de mais de 5 mil anos.

A cidade ainda tem opções de hospedagens ótimas e que agradam a todos os gostos, como o Hotel M’AR De Ar e o Convento do Espinheiro, hotéis situados em antigos edifícios e que possibilitam apreciar bem de perto os detalhes desses patrimônios históricos.

Portugal, abre para viajantes brasileiros - Portugal, Zildenor Dourado, morar em portugal - Cultura AlternativaConhece Portugal?

Confere essas dicas que selecionei para você ir anotando para sua próxima viagem

Mértola

Em meio a um parque natural com vista para o rio Guadiana, Mértola é um destino peculiar no Alentejo: há centenas de anos, foi uma cidade romana. Mais tarde, porém, também foi a capital de um reino árabe.

Por isso, o lugar preserva relíquias desses diferentes povos, como uma mesquita, que hoje funciona como igreja católica, e o seu castelo, que foi a sede da Ordem de Santiago no século 14.

O destino ainda conta com hospedagens aconchegantes e que evidenciam a simplicidade e sossego, fortes características do conceito turismo rural na região. Para completar, é o ponto de partida perfeito para apreciar a natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana e ver de perto a famosa cascata Pulo do Lobo.

ALENTEJO

Mourão

Um pequeno tesouro à beira do Alqueva – o maior lago artificial da Europa. Assim definem essa pequena vila do Alentejo.

Possui paisagens pitorescas, que misturam os campos dourados às águas do lago, vista essa que emoldura um dos seus principais pontos turísticos: o castelo de Mourão, construído em 1343 no alto de uma colina.

A vila também é muito conhecida por suas praias fluviais. Dentre outros destaques, estão o Jardim da Praça Pública, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias e o Parque de Merendas, perfeito para um delicioso piquenique ao ar livre.

Serpa

Cercada por colinas e vinhedos, esta vila alentejana possui um centro histórico muito bem preservado, e um passeio por suas ruas estreitas de pedras rodeadas por casas pintadas de branco é obrigatório para aqueles que a visitam.

Na parte mais alta ficam as construções mais antigas, muitas construídas no período medieval, como a torre do antigo castelo. Serpa também é rodeada por uma muralha do século 13, e o monumental aqueduto com arcada italiana é imperdível.

Não perca: aproveite a visita para provar as delícias típicas, como o queijo e os vinhos desta região do Alentejo.

Vila Viçosa

Embora também possua belos castelos e igrejas, a pequena cidade de Vila Viçosa foi um grande centro produtor de mármore.

Por isso, ao caminhar por suas ruas, é possível observar como este tipo de pedra foi usada para adornar diferentes construções, sendo casas da nobreza ou não.

O principal exemplo é o Paço de Vila Viçosa, antiga residência da família real portuguesa que conta com a fachada de 110 metros de comprimento totalmente revestida com o material.

Para ver de perto a beleza dessas construções, o Alentejo Marmòris Hotel & Spa é um cinco estrelas que esbanja luxo e sofisticação em um ambiente exclusivo, que conta com um spa inserido numa pedreira natural.

ALENTEJO | DESTINOS | Gastronomia | HOTEL | PORTUGAL | TURISMO | VIAJAR | Vinho