Dia do Compositor Brasileiro

Dia do Compositor Brasileiro - Cultura Alternativa

Dia do Compositor Brasileiro

A data homenageia todos os compositores, especialmente ao seu trabalho e esforço para compor, escrever e criar músicas.

Os compositores são verdadeiros artistas, que utilizam o domínio da técnica das notas musicais para criar melodias, e toda a criatividade e sensibilidade para escrever canções que emocionam e animam multidões de pessoas.

Dia do Compositor Brasileiro

O Brasil é um país muito rico de bons compositores e música de qualidade, como se presencia em movimentos como a Bossa Nova e a MPB – Música Popular Brasileira.

Para homenagear os gênios da música nacional, no Brasil se comemora o Dia do Compositor Brasileiro, em 7 de outubro.

Entre os principais compositores brasileiros está Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso, Noel Rosa, Chico Buarque, Cartola, João Gilberto e muitos outros nomes que ficaram para a história da cultura musical nacional.

Origem do Dia Mundial do Compositor

O Dia Mundial do Compositor surgiu pela primeira vez no México, como uma comemoração da fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), em 15 de janeiro de 1945.

No entanto, esta data só é oficialmente celebrada no mundo desde 1983.

O Dia Mundial do Compositor é comemorado em 15 de janeiro, no entanto, o Brasil é o berço de grandes compositores, merecendo uma data especialmente dedicada a esses nomes.

Compositores de Música Popular Brasileira

Elis Regina

Elis Regina reúne consenso entre os amantes de música como a maior cantora brasileira de todos os tempos. Nascida em Porto Alegre a 17 de Março de 1945, faleceu apenas com 36 anos em São Paulo, no dia 19 de Janeiro de 1982.

Elis era dona de uma voz única e especial, e tal como muitos outros cantores brasileiros, consagrou-se nos festivais de Música Popular Brasileira em São Paulo a partir de 1966.

Elis Regina era conhecida pela forma especial como cantava, sempre cheia de alma que comovia seus ouvintes.

Dia do Compositor Brasileiro

Tim Maia

Considerado com o Rei da Música Soul no Brasil e um dos principais pioneiros da música popular brasileira. Tim era dono de uma voz incrível e era um cantor extremamente talentoso, como nunca tinha aparecido nenhum antes.

Tim Maia faleceu em 1998 e deixou um grande vazio na música popular brasileira.

Wilson Simonal

Wilson Simonal é uma figura contagiante e um nome incontornável da música popular brasileira. Era um homem de espetáculos com uma voz e um carisma impressionantes.

Subiu a pulso na vida, nunca se deixando ir abaixo pelo preconceito de ter nascido negro e pobre. Teve anos bastante duros durante a ditadura militar no Brasil.

Chico Buarque

Precisa de palavras para descrever este artista lendário? Francisco Buarque Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, é oriundo do Rio de Janeiro e um dos maiores nomes associados à música popular brasileira.

Buarque é músico, escritor e dramaturgo. Apesar de ser mais conhecido por suas músicas, algumas das suas obras teatrais são: Calabar, Roda Viva, Ópera do Malandro; na literatura Estorvo, Benjamim, Budapeste, Leite Derramado. Confira em baixo algumas das suas músicas mais famosas.

.

ACOMPANHE AS NOTICIAS DO CULTURA ALTERNATIVA

Projeto de lei que estimula criação de bibliotecas públicas