Dia Mundial Vegano

Dia Mundial Vegano - Cultura Alternativa

Dia Mundial Vegano


O Dia Mundial do Veganismo é comemorado em 1º de novembro, desde 1994, ano em foi criado por Louise Wallis, que na época era presidente da The Vegan Society, na Inglaterra.


Dia Mundial do Veganismo: Nutricionista dá dicas de alimentos que podem ajudar a enriquecer esse tipo de dieta

Alimentação livre de produtos de origem animal pode trazer benefícios, mas é preciso expandir o cardápio com alimentos nutritivos e saudáveis

Celebrado no próximo dia 1º de novembro, o Dia Mundial do Veganismo foi criado por Louise Wallis, presidente da Vegan Society da Inglaterra, em 1994, com o propósito de conscientizar sobre as formas de consumo, exploração e crueldade com os animais, tanto para a alimentação, quanto na utilização de produtos de beleza e vestuário.

Os adeptos desse estilo de vida, não ingerem nem fazem uso de nenhum tipo de alimento ou produto que tenham origem animal, como carnes, ovos, leite, couro, entre outros.

Em termos de alimentação, a dieta vegana é considerada altamente saudável, já que pode incluir uma grande variedade de vegetais, legumes, verduras, grãos e frutas, que são consumidos, em sua maioria, na versão integral.

Dia Mundial Vegano

De acordo com a nutricionista Dra. Aline Maldonado Franzini de Alcântara, os benefícios dessa alimentação podem ser sentidos ao longo do tempo, entretanto, é importante que seja seguida uma dieta balanceada, que conte com a presença de todos os grupos alimentares.

Entre os alimentos de origem vegetal que apresentam um bom valor nutricional para as dietas veganas, Dra. Aline destaca o consumo de hortaliças verdes escuras, leites vegetais, castanhas, leguminosas como o grão de bico, lentilha e feijões, e alguns tipos de arrozes.

“São alimentos importantíssimos para a saúde de todas as pessoas, mas tornam-se essenciais em dietas que restringem o consumo de alimentos de origem animal. O arroz negro, o vermelho e o selvagem, por exemplo, apresentam grandes quantidades de fibras e proteínas, além de vitaminas A, B1, B2, B6, B12, cálcio, magnésio, zinco e ferro”, complementa.

Dia Mundial Vegano

Algumas receitas, que podem ser conferidas a seguir.

Arroz Preto com Peras Assadas

Ingredientes

1 xícara (chá) de Tio João Variedades Mundiais Arroz Preto

01 colher (chá) de sal

1 pera madura em fatias grossas

5 colheres (sopa) de azeite

2 talos de alho-poró cortados em fatias

½ xícara (chá) de damascos picados

2 ramos de tomilho

2 ramos de salsinha picadas

5 folhas de sálvia picadas

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

½ xícara (chá) de nozes picadas

Raspas de casca de laranja

Modo de Preparo

Leve ao fogo 3 xícaras (chá) de água fria (600ml) junto com o Arroz Preto e o sal. Deixe ferver, abaixe bem o fogo e mantenha a panela tampada por cerca de 35 minutos, ou até secar.

Enquanto isso, regue as fatias de pera com 2 colheres (sopa) de azeite e asse em forno médio (200°C) por cerca 20 minutos.

Aqueça o restante do azeite em uma panela média. Refogue o alho-poró, os damascos, e tempere com as ervas, o sal e a pimenta. Misture o arroz já cozido, as nozes e retire do fogo. Polvilhe as fatias de pera com as raspas de laranja e sirva junto com o arroz.

Dia Mundial Vegano

Arroz Vermelho com Coco Refogado

Ingredientes

Arroz:

3 colheres (sopa) de azeite

2 cebolas roxas picadas (300 g)

1 xícara (chá) de Arroz Vermelho

Sal e pimenta-do-reino

Coco Refogado:

3 colheres (sopa) de azeite

1 coco seco descascado e cortado em cubos (350 g)

3 colheres (sopa) de shoyu

½ colher (sopa) de açúcar

Pimenta-do-reino

Modo de Preparo

Arroz:

Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo baixo, adicione a cebola e refogue, mexendo por cerca de 15 minutos ou até que ela esteja bem dourada. Junte o arroz e 2 xícaras (chá) de água, tempere com sal, pimenta e deixe levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe com a panela semitapada por 35 minutos ou até que a água seque.

Coco refogado:

Enquanto a arroz cozinha, leve ao fogo médio uma frigideira com o azeite e doure os cubinhos de coco. Desligue o fogo, acrescente o shoyu e o açúcar e tempere com um pouco de pimenta. Misture-o ao arroz cozido e sirva em seguida.

Dia Mundial Vegano | SEGUNDA SEM CARNE | Vegano

Noticias do Cultura Alternativa