Qualidade do sono
Dicas para dormir melhor e se livrar dos problemas musculares matinais
Acordar com dores pelo corpo e aquela sensação de cansaço, sentindo que mal conseguiu dormir, pode atrapalhar o dia de qualquer pessoa.
Muitos consideram o repouso algo muito simples, é só deitar na cama, apoiar a cabeça no travesseiro e pronto, teremos uma noite de sono revigorante, mas isso não é verdade.
A fisioterapeuta, Andréia Barbosa Di Roberto, explica que a qualidade do sono afeta o funcionamento do corpo de diversas formas, por esse motivo é importante tomar certos cuidados.
“Quando a pessoa não dorme, ou não o faz de uma maneira adequada, o organismo libera hormônios como cortisol e adrenalina, respostas típicas de situações de estresse, a pressão sanguínea aumenta e o metabolismo se desregula, afetando até mesmo o apetite, o que pode ocasionar ganho de peso” explica a fisioterapeuta.
Ainda segundo a fisioterapeuta, a qualidade do sono não depende somente das horas dormidas.
“A posição correta ao deitar, adotar hábitos saudáveis durante o dia, a utilização do travesseiro e colchão adequados ao biótipo da pessoa são alguns dos fatores fundamentais para que se possa descansar profundamente, e assim manter a saúde do corpo e da mente”, comenta.
Durante o sono, perde-se o controle da musculatura da cabeça, para evitar problemas mais sérios na coluna, deve haver uma preocupação com a postura correta durante toda a noite.
O Site Cultura Alternativa, ja escreveu sobre:
Qualidade do sono – Dicas para dormir melhor
“O ideal é manter a coluna cervical sempre alinhada com o tronco, a fim de melhorar a circulação sanguínea e facilitar os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo”, pontua a especialista.
Porém, não é somente a postura inadequada durante o sono que interfere na qualidade do descanso, a que adotamos diariamente também afeta o repouso.
A fisioterapeuta explica que a tensão que os músculos sofrem durante as horas de trabalho, as atividades físicas e rotinas da casa também prejudicam o repouso.
“As dores ao acordar poderiam ser evitadas caso as pessoas conseguissem relaxar a musculatura que foi utilizada no decorrer do dia. Alongamentos que relaxem as partes mais tensionadas podem evitar os problemas corporais ao levantar”, aconselha.
Além disso, a fisioterapeuta alerta para a qualidade dos produtos utilizados durante as horas dormidas.
O uso do travesseiro em altura e suporte apropriados faz com que a postura de descanso favoreça a anatomia fisiológica da coluna, permitindo que a pessoa levante bem disposta para os desafios no dia.