Segunda sem Carne – Brócolis gratinado

Brócolis gratinado

Brócolis gratinado: fonte de proteína em suas refeições

Crocante quando al dente, suculento e rico em proteínas, o brócolis pode fazer parte de todas as refeições do dia: em forma de panqueca, ou suco, no café da manhã; pode aparecer na salada ou no arroz do almoço; e em comidas quentes como em um cozido, sopa, macarrão, grelhado ou gratinado.

SAIBA MAIS

ℓєια тαмвє́м:

Hambúrguer de Feijão Branco e Beterraba

Risoto de beterraba com queijo de cabra

Uma xícara desse vegetal (91 gramas) oferece 2,6 gramas de proteína, além de prevenir problemas cardíacos e ser um alimento fonte de fibras.

Como às vezes precisamos de mais tempo livre no almoço, um preparo que não precisa de tantos processos pode ser útil. Quer um exemplo?

Esta receita de brócolis gratinado, uma alternativa prática, rápida e deliciosa de fazer! Veja a receita abaixo e teste hoje mesmo.

Tempo: 40min

Rendimento: 6

Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 maço de brócolis em buquês

1 vidro de palmito picado (300g)

3 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

3 xícaras (chá) de leite

Sal e noz-moscada a gosto

2 xícaras (chá) de queijo muçarela ralado

Alho frito para polvilhar

Modo de preparo

Cozinhe o brócolis em uma panela a vapor até que fique macio. Retire, misture com o palmito e reserve. Aqueça uma panela em fogo médio e derreta a manteiga.

Adicione a farinha e frite rapidamente, mexendo. Acrescente o leite, aos poucos, mexendo até engrossar e formar um molho. Adicione o brócolis e o palmito, tempere com sal e noz-moscada, misture e desligue o fogo.

Transfira para um refratário médio, cubra com a muçarela, polvilhe com alho e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos para gratinar.

Colaborador: Adriana Rocha

Teste essa receita e compartilhe com a família e com os amigos, com certeza todo mundo vai adorar!