Segunda Sem Carne: Sopa de palmito servida no pão

Segunda sem Carne

A campanha “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal.

A ideia é não consumir carne em pelo menos um dia da semana.

Além da mudança de hábito ser benéfica ao meio ambiente, também traz vantagens à saúde segundo estudo da Organização das Nações Unidas.

Segunda sem Carne

O prato de hoje é: Sopa de palmito 

Ingredientes

1 vidro grande de palmito com a água da conserva

Manteiga

1 xícara (chá) de leite

Sal, pimenta-do-reino branca e noz-moscada ralada

1 caixinha de creme de leite (200 g)

2 pães italianos redondos sem parte do miolo para servir

Queijo minas meia cura ralado para polvilhar

Cebolinha verde picada finamente para decorar

Azeite de oliva para decorar

Modo de preparo

Reserve 1 colher (sopa) do palmito para decorar e bata o restante no liquidificador.

Refogue o caldo de palmito em um pouco de manteiga e, aos poucos, acrescente o leite. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto e deixe ferver. Acrescente o creme de leite aos poucos até adquirir a consistência desejada e retire do fogo.

Distribua a sopa nos pães quentes, com os fundos forrados com 1 colher (café) de manteiga derretida, e sirva polvilhada com queijo ralado e decorada com o palmito reservado, cebolinha a gosto e 1 fio de azeite.

Receita do site Ana Maria

 

No site Segunda sem Carne fornece muitas receitas e esclarece sobre a campanha.

Segunda-feira é mundialmente conhecido como o dia para mudanças, dia para tomarmos decisões, começarmos transformações e novidades. Que tal tentar algo que trará um enorme benefício para todos?!

A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal* para alimentação tem sobre  os animais, a sociedade, a saúde humana e  o planeta, convidando-as a tirá-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.

Existente em 35 países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney) e apoiada por inúmeros líderes internacionais, a campanha foi lançada em São Paulo em outubro de 2009 numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura, posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileiras.

Um dos desdobramentos da adesão ao movimento é a implementação da Alimentação Escolar Vegetariana. Desde 2011, os alunos da rede pública do município de São Paulo têm acesso à refeições 100% livres de produtos animais, trazendo grande impacto positivo.

A fim de facilitar a adoção deste hábito, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fornece aqui receitas saborosas, dicas de nutrição, notícias e informações qualificadas a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde para passar essa ideia adiante.