Dia do Vinho, Vinícolas em festa!

Dia do Vinho

Dia do Vinho, Vinícolas em festa!

São diversas as possibilidades que você encontra disponíveis no Brasil vitivinícola para selecionar o seu tipo favorito e brindar o Dia Nacional do Vinho!

Comemorado de norte a sul do país no primeiro domingo de junho, a data foi escolhida para celebrar de maneira integrada a cultura, a história e a produção vitivinícola.

Dia do Vinho

 A Embrapa tem um papel importante na expansão e na qualificação da produção brasileira que se estende desde sua origem, na Serra Gaúcha, e hoje possibilita criar um verdadeiro mapa brasileiro da produção de vinhos, com a presença em diversas regiões.

No Rio Grande do Sul, da Campanha Gaúcha à Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra, passando por Santa Catarina, com a Região de Altitude e o Vale do Rio do Peixe, pelo Paraná, São Paulo, Serra da Mantiqueira, Serra Capixaba e Goiás, chegando até o Semiárido nordestino, além de muitas outras novas regiões.

Esse é apenas um embrião de um mundo de aromas e sabores que tem um universo para ser explorado e descoberto pelos consumidores.

dia do vinho, Um bom vinho
Um bom vinho

Já no caso do Rio Grande do Sul, mais do que uma atividade econômica, a produção vitivinícola é considerada especial, uma herança italiana e expressão cultural dos gaúchos.

Então, aproveite esse momento para conhecer uma vinícola próxima – ou distante – à sua região, apreciar os produtos elaborados nos diferentes terroirs brasileiros e, ao visitar os roteiros, além de degustar os vinhos e espumantes, conheça a história, a cultura e a motivação dos profissionais do mundo das uvas envolvidos na produção e elaboração desse nobre produto nacional.

Aproveite e conheça nossas dicas de vinhos e suas harmonizações.

Como harmonizar massas, molhos e vinho

Como escolher um bom vinho sem pagar muito?

Saiba como harmonizar o seu almoço com os vinhos

Guia básico do vinho para iniciantes

Mitos que impedem as pessoas de beber vinho.