All for Joomla All for Webmasters

Artes Plásticas em Tiradentes Minas Gerais

Artes Plásticas em Tiradentes - TintasArtes Plásticas em Tiradentes - Tintas

Artes Plásticas em Tiradentes Minas Gerais.

Entrevista com Jairo Zamboni. Ele é nosso amigo no Facebook, várias vezes participou dando opiniões de em enquetes, frases que postamos no Face. E foi uma honra entrevistá-los via Whatsapp.

 

Artes Plásticas em Tiradentes Minas Gerais – Jairo Zamboni, o pintor

 

Jairo Zamboni. É um prazer te entrevistar via Facebook. Primeiro gostaríamos que respondesse em poucas linhas, quem é Jairo Zamboni e qual tua formação profissional?

Jairo Zamboni
Jairo Zamboni

Para mim também um grande prazer conceder esta entrevista pela admiração que tenho por você e seu trabalho Anand!

 

Eu sou um Brasileiro e me sinto um Brasileiro naquilo que nós temos de bom! Nada do Brasileiro estereotipado! Acima de tudo Mineiro (risos) porque amo a terra que eu nasci!

 

Como ser humano me considero na média, nem tão santinho nem tão encapetado! (risos)

 

Quanto a minha formação profissional é totalmente autodidata! Nunca frequentei nenhum curso referente às artes plásticas!

 

Qual a área de maior atuação nas artes plásticas. Pintura? Escultura? E porque?

Artes Plásticas em Tiradentes Minas Gerais
Detalhe de dança Flamenca-1986- gouache sobre papel cansou.

Desenho e pintura! Nunca tentei a escultura! Talvez por não ter contato com este trabalho! Como desde a infância o que estava ao meu alcance eram as canetas e talões de pedidos dos meus pais, que eram vendedores, foi onde comecei à desenhar! Também na coleção do Alexandre Dumas da minha mãe (risos) os rabiscos estão lá até hoje!

Artes Plásticas em Tiradentes Minas Gerais
São Francisco-1993-óleo sobre tela

O Brasil e os brasileiros respeitam e valorizam o artista plástico?

 

Anand é tão complexo responder essa pergunta porque em exposição em espaço público por exemplo, você encontra pessoas simples e sem muita instrução e que tem um apreço enorme pela arte e respeita muito o artista!

 

Porém a maior parte das pessoas que tem poder aquisitivo para comprar arte muitas vezes não tem interesse!

 

Não tem interesse nem conhecimento! O Americano por exemplo não é suscetível à crítica sobre o que ele compra! Ele gosta de um trabalho ele compra e caso encerrado!

 

O Europeu, tradicionalmente, tem mais conhecimento e valoriza muito a arte e o artista!

Um Inglês adquiriu tela da minha amiga em Tiradentes, depois de algum tempo enviou a foto da tela emoldurada para ver se ela apreciava a moldura que ele havia  colocado!

 

São delicadezas que nós artistas plásticos desconhecemos no Brasil.

 

Artes Plásticas em Tiradentes Minas Gerais – Jairo Zamboni – O amor

 

Vamos falar um pouco do seu coração, seu interior, se me permite. Creio que você mora com seus pais. Se mora, como é morar com os pais e porque nunca casou. Você não acredita nesta instituição, o casamento?

 

O bom filho a casa torna (risos). Quando os pais são mais novos nós temos possibilidade de viver longe deles. Eu já morei algum tempo em Vila Velha e em Tiradentes por períodos pequenos!

 

Quando os pais estão mais idosos alguém tem que estar perto, no meu caso, eu e minha irmã que moramos com nossos pais! Aos 80 anos que farão em 2018 estão bem de saúde e vejo a cada dia a necessidade de redobrar os cuidados! Experiência única na vida que é viver ao lado dos pais idosos!

 

Me alegra cada momento vivido ao lado deles e a perspectiva da finitude sempre traz a sensação de que tudo passou mais rápido do que deveria ser! Talvez teríamos que viver 200 anos! 80 à 100 anos é muito pouco para uma vida!

 

Casamento pra mim é algo que deve valer a pena! Não me sinto sozinho, aliás, até curto ficar sozinho as vezes. Não obstante, sou um cara completamente apaixonado por tudo o que eu gosto. Não consigo separar as palavras e nem o sentimento como fazem os especialistas da área.

 

Para mim amor e paixão são coisas intrínsecas e são elementos essenciais para se manter um casamento! Se não rolar isso eu prefiro viver sozinho! Não consigo inventar sentimentos! Os meus sentimentos nascem sem que eu espere e me deixam literalmente inebriado!

 

Já tropecei como um bêbado nas areias de Cabo Frio por estar apaixonado! Era de manhã sem ter bebido nada ainda (risos). Vale a pena constar!

 

Artes Plásticas em Tiradentes Minas Gerais – Jairo Zamboni – Os preços e a felicidade

 

Agora vamos mesclar perguntas. Quais os preços em média do seu trabalho e como encontrar mesmo na internet? Outro assunto, vc já fez exposições individuais e ganhou prêmios? E outro assunto nesta pergunta. Você é feliz?

 

Anand como ainda não trabalho com nenhum galerista até mesmo pq tenho que adequar a minha produção artística, porque o artesanato tem consumido muito meu tempo! Eu coloco preço conforme o tempo e a complexidade ou não da execução do trabalho, sempre numa média de 500 reais a 3.000, geralmente, nunca extrapolando esse valor!

 

A não ser que alguém faça uma encomenda de um trabalho que exija mais tempo para executar e ou um trabalho de dimensão maior!

 

Quanto às exposições participei de poucas ao longo da minha carreira! A primeira foi uma coletiva que reuniu artistas da região do alto Rio das Velhas na Antiga estação ferroviária de Santa Luzia.

 

A segunda fui convidado pela galerista Glória Souto Mayor para participar de uma coletiva que reunia grandes nomes das artes plásticas de Minas Gerais. Onde tive o prazer de conhecer a Yara Tupinambá que é uma artista genial e muito atuante no cenário das artes aqui em Minas.

 

Depois participei de uma coletiva da associação dos artistas plásticos de Tiradentes em Minas Gerais.

 

A última exposição foi idealizada por Alisson Barbosa que trabalha na secretaria de Cultura de BH que teve acesso à alguns trabalhos que ficaram na minha casa enquanto eu morei fora de BH.

 

Enfim, ele reuniu alguns trabalhos e idealizou uma individual minha que ficou muito singela pelo tema abordado que era o bucolismo da paisagem e tradições mineiras.

 

Quanto à felicidade apesar dos pesares eu sou feliz.

 

Detesto aquelas mensagens do tipo: ” Hoje você tem obrigação de ser feliz”. Não acredito na felicidade forjada! Acredito que a felicidade se baseia sobretudo na capacidade de ser grato pelas coisas mais simples. Quem sabe curtir um bom café em uma conversa gostosa com um amigo por exemplo,sabe ser feliz.

 

Então pra mim felicidade assim como o amor tem que nascer espontaneamente para ser verdadeira! Me considero uma pessoa feliz porque sou grato às minimas coisas que são muito importantes como o ar que respiramos! Não sou adepto de mensagens de felicidade! Assim como o amor, a felicidade é espontânea e não inventada!

 

Artes Plásticas em Tiradentes Minas Gerais – Obras de Jairo Zamboni

 

Curta a página do Cultura Alternativa no Facebook e veja fotos das obras de Zamboni neste link: clique aqui

 

Informamos que Zamboni ficou de enviar uma obra, sob a forma de doação, para ficar exposta no corredor da arte Cultura Alternativa, na redação do Cultura Alternativa. Se você quiser ver o trabalho de perto venha aqui. Assim que chegar faremos matéria sobre a obra.

 

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa

http://culturaalternativa.com.br/

Comentários abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *