Welcome to Cultura Alternativa   Click to listen highlighted text! Welcome to Cultura Alternativa
All for Joomla All for Webmasters

Show de Lançamento do cd Paulim Diolinda Noutros Cantos

Paulim Diolinda

Na quinta (12/04), vários cantores do DF revezarão-se para interpretar as 14 faixas do show de lançamento do CD  “Paulim Diolinda Noutros Cantos”

Gastronomia de Brasília

Um poeta e sua bela rota de canções

 

“Ser poeta é ser Divino/ Ser cantor é uma dádiva de Deus/ Ser ator é ser menino/ Um mambembe como eu(…)”

Esses versos extraídos da canção  “UM MAMBEMBE COMO EU” )mostram um pouco da verve poética que dá o tom do show de lançamento do cd Paulim Diolinda Noutros Cantos, que será lançado na quinta-feira (12/04), às 21h, no Teatro dos Bancários (315/314 Sul), com ingressos a R$ 40,00 e 20,00 (meia entrada).

O ingresso dá direito a um cd. Censura Livre. O cd conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF), da Secretaria de Estado de Cultura do DF e do GDF.

O show de lançamento contará com direção musical do maestro Marcos Farias e com a participação dos músicos e intérpretes: Cleyson Batah, Dadá Quixabeira, Duda Moreira, Jairo Mendonça, Vanessa Dizul e Zemiguel Rodrigues

Eles, assim como no cd, interpretarão composições de densa miscigenação cultural brasileira da vasta obra de Paulim Diolinda.

O espaço do show de lançamento do CD possui acessibilidade a portadores de dificuldade de locomoção, mesmo assim na equipe há assistentes para auxiliar portadores de necessidades especiais. Serão produzidos 50 encartes em braile.

Paulim
Oriundo das ladeiras e vielas de Olinda/PE, o poeta  Paulo Avelino, conhecido como Paulim Diolinda, trouxe para o  Planalto Central a magia e o encanto dos cantadores, trovadores e  repentistas.

Começou a escrever quando morava em Olinda, aos 13 anos de idade. Como poeta participou das coletâneas Poetas Brasileiros de Hoje e A Nova Poesia Brasileira publicadas pela editora Shogun Artes, em Copacabana (RJ), em 1982 e 1983 respectivamente. Como compositor nas coletâneas “Nós O Gama Canta”, que reúne só compositores do Gama e na do Sinpro -DF, além, é claro, de ter sido gravado por vários intérpretes anteriormente.

Em 1995 foi finalista no FMPG Gama -DF com a música “Temporal”, em parceria com Jairo Mendonça, na interpretação de Takane Pacífico. Em 1998 também foi finalista no “Fest Sinhá de Itumbiara” com a música “Dias Abissais”, feita em parceria com Jairo Mendonça (que também interpreta a canção) e com o parceiro mais constante Zemiguel Rodrigues.

Chegou em Brasília em 1979, a convite de um irmão que já morava aqui. O apelido foi acontecendo naturalmente pra ser mais preciso através do poeta e declamador Vavá e do Carlinhos Piauí. Quando eles o apresentavam sempre falavam “esse é Paulim lá de Olinda”,  e assim nasceu Paulim Diolinda. As influências são muitas: começou ouvindo os grandes repentistas e emboladores de coco no mercado São José, no centro de Recife,  depois leu grandes poetas.

“Lá a gente crescia ouvindo os mestres Luiz Gonzaga e Jakson do Pandeiro que eram as maiores referências e aí veio João do Vale, Geraldo Azevedo ,Vicente Barreto, Alceu Valença e Zé Ramalho entre outros. Na poesia minhas referências maiores foram poetas como o Vinícius de Morais, J G de Araújo Jorge, Neimar de Barros e Manoel Bandeira. Sou poeta porque a poesia toca mais a alma”, diz Paulim.

Sua obra foi registrada em diversos CDs de artistas consagrados no DF e no Brasil, como Carlinhos Piauí (in memoriam), Jairo Mendonça, Luth Peixoto, Gilvan Santos, Magda Caffé, banda Só Pra Xamegar e Cleyson Batha.

O Cd Paulim Diolinda Noutros Cantos

“Paulim Diolinda Noutros Cantos”  é composto por 14 faixas todas fruto da inspiração do poeta Paulim Diolinda, com diversos parceiros do DF: Zemiguel Rodrigues, Dadá Quixabeira, Vanessa Dizul, Cleyson Batah, Jairo Mendonça, Duda Moreira, Francisco Morojó e Carlinhos Piauí (in Memorian)

De forte característica regional, este projeto valoriza uma figura fundamental para o desenvolvimento e a própria existência da música, o responsável pela criação, inovação, detentor dos direitos autorais que muitas vezes é esquecido pela mídia e sociedade, prevalecendo os intérpretes que levam ao grande público a criação do compositor.

O cd registra e difunde a musicografia criada por Paulim Diolinda e seus parceiros com participações de músicos que interpretam sua vasta obra de composições de densa miscigenação cultural brasileira.

A obra possui uma apresentação em acrílico mais encarte em papel, permitindo com que seja distribuído gratuitamente com maior eficácia e garantindo que o conteúdo cultural, as 14 músicas, sejam difundas a um maior número de pessoas.

Serviço:

O quê: Show de Lançamento do cd Paulim Diolinda Noutros Cantos

Quando: Quinta-feira (12/04), às 21h,

Onde:  Teatro dos Bancários (315/314 Sul)

Ingressos a R$ 40,00 e 20,00 (meia entrada).

O ingresso dá direito a um cd. Censura Livre.

O cd conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF), da Secretaria de Estado de Cultura do DF e do GDF.

Endereço virtual: ww.facebook.com/PaulimDiolinda

Click to listen highlighted text!