Segunda sem carne: BERINJELA À PARMEGIANA

BERINJELA À PARMEGIANA

Berinjela à parmegiana alimento super versátil, a berinjela é um legume muito usado em vários tipos de receitas como saladas, patês, antepastos, pizzas, lasanhas, assada, refogada, frita, dentre outros.

Rica em água, vitaminas, minerais e antioxidantes, ela auxilia na redução e no controle do colesterol, dentre vários outros benefícios para a saúde, além de auxiliar no emagrecimento devido seus nutrientes e seu baixo valor calórico.

Como escolher a berinjela? Opte sempre pelas que estão mais firmes com a casca roxa bem uniforme e brilhante. Dentre as várias opções de pratos que a berinjela se destaca, o à parmegiana é um dos mais famosos e apetitosos. Confira a receita.

Como fazer berinjela à parmegiana

Semelhante à versão com carne do bife à parmegiana, a berinjela à parmegiana é um prato fácil de se fazer, com ingredientes simples e combina muito como acompanhamento de carnes, peixes e frango. Pode até servir como prato principal em cardápios vegetarianos.

Confira a receita:

Berinjela à parmegiana – Ingredientes

2 ou 3 berinjelas (cerca de 700g) cortadas em rodelas ou fatias de acordo com o comprimento

Uma colher de sopa de sal

2 a 3 ovos

1 e meia xícara de chá de farinha de rosca

200 g de mussarela ralada ou fatiada

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Molho de tomate

Azeite para untar

Ervas: orégano e manjericão

Berinjela à parmegiana – Modo de Preparo

Corte a berinjela com cascas em rodelas ou em fatias com mais ou menos 1 centímetro de espessura.  

Coloque a berinjela em um recipiente e polvilhe o sal em todas elas. Deixe descansar por 30 minutos. Isso fará com que saia aquela água escura e o amargo delas.  Após esse tempo, enxágue-as para tirar o excesso do sal. Esprema bem cada fatia para retirar toda a água.

Em um prato coloque os ovos e bata-os ligeiramente. Passe as fatias nos ovos e depois na farinha de rosca e depois frite em óleo bem quente. Reserve-as.

Pegue um refratário, unte-o com azeite. Coloque um pouco de molho de tomate e comece a colocar as berinjelas. Coloque uma camada de mussarela por cima.

Vá fazendo as camadas alternando o molho de tomate, as berinjelas e o queijo mussarela. Finalize com molho de tomate e um pouco de mussarela. Não se esqueça de salpicar as ervas. Elas conferem sabor e aroma ao prato e o deixa ainda mais gostoso!

Ao final salpique o queijo parmesão por cima. Leve ao forno 180° graus por cerca de 30 a 40 minutos (até gratinar o queijo).

Sirva e bom apetite!

ʀᴇᴅᴀçãᴏ ᴅᴏ ᴄᴜʟᴛᴜʀᴀ ᴀʟᴛᴇʀɴᴀᴛɪᴠᴀ

No Cultura Alternativa toda segunda feira você encontra uma receita para um dia sem carne.